A PSP de Oeiras foi alertada esta quinta-feira, 29 de agosto, para uma família sem-abrigo a viver na estação de comboios do Estoril, em Cascais. No local, as autoridades depararam-se com uma mulher de 46 anos de nacionalidade espanhola, com um discurso pouco coerente e com sinais de consumo de estupefacientes.

Criança de 6 anos foi encontrada na floresta 5 dias depois de desaparecer. Sobreviveu a comer folhas e frutos
Criança de 6 anos foi encontrada na floresta 5 dias depois de desaparecer. Sobreviveu a comer folhas e frutos
Ver artigo

Com a mulher estavam os dois filhos, uma menina de 4 anos e um menino de 10 anos, que serão autistas, segundo a CNN Portugal, ambos com frio, sujos e com fome. As crianças apresentavam "falta de higiene, de cuidados básicos", além de "falta de descanso e fome", tal como revelou uma fonte da PSP ao "Notícias ao Minuto".

Os dois irmãos foram transportados de urgência para o hospital Santa Maria, em Lisboa, onde estão sob observação médica e ao cuidado da assistência social. Aqui, foi encontrada uma receita em nome do menino, onde foi possível perceber que este é autista.

Inicialmente, a mulher, suspeita de maus-tratos a menores, negou identificar-se e aos dois filhos, adotou um comportamento agressivo e chegou mesmo a tentar fugir do hospital. Contudo, acabou por ser internada compulsivamente.

A CPCJ de Cascais foi acionada, tendo sido necessária a cooperação das autoridades espanholas para saber mais sobre a família. As crianças vão ficar no hospital até à chegada do pai, um pescador que estará a trabalhar num navio na Argentina e que está divorciado da mãe, que deverá estar em Portugal na segunda-feira, 2 de setembro.

O caso, já comunicado ao Ministério Público, está entregue à divisão de investigação criminal da PSP de Lisboa, que irá perceber com a polícia espanhola e com as autoridades competentes se os irmãos ficarão numa instituição no nosso País ou se terão familiares com quem ficar em Espanha.