O street artist Alexandre Farto, mais conhecido como Vhills, homenageou os profissionais de saúde na linha da frente na luta contra a COVID-19 com um enorme mural esculpido numa das paredes exteriores do Hospital de São João no Porto. Na obra, veem-se os rostos dos tapados por máscaras de protecção de médicos, enfermeiros e auxiliares reais deste centro hospitalar.o

A ideia terá surgido através de uma parceira entre o artista e o Hospital do Porto, na sequência de terem sido recolhidos donativos para os dois principais Centros Hospitalares e Universitários de Lisboa e do Porto no Festival Iminente, aquele que o artista organiza e que, em 2020, ao invés de ter sido realizado no Panorâmico de Monsanto, aconteceu em registo virtual — em pleno estado de emergência, a 4 de abril.

Street art, ilustrações e pintura regressam à LX Factory
Street art, ilustrações e pintura regressam à LX Factory
Ver artigo

A obra deverá estar finalizada entretanto, já esta semana. A parede em que  Vhills está a trabalhar faz parte de uma zona de passagem, sendo que é necessário ter cuidado para que a poeira criada no curso da construção da obra não interfira com o normal funcionamento do hospital, revelou ao jornal "Observador".

Manuel Pizarro, eurodeputado e antigo vereador da Câmara Municipal do Porto — que voltou a integrar o corpo de medicina interna deste hospital — partilhou a obra nas redes sociais. "Lindo, o trabalho do Alexandre Farto (mais conhecido por Vhils) no Hospital de S. João", escreveu.