"Samara", a divisão da Airbnb cirada em 2016 para desenvolver projetos futuros para a companhia apresentou a mais recente aposta: chama-se"Backyard" e quer construir casas adaptáveis.
O objetivo do projeto é inovar na projeção e construção de casas, que, para Joe Gebbia, o co-fundador da empresa, são mais do que isso. "O "Backyard" é uma iniciativa para repensar a casa. As casas são complexas e nós estamos a adaptar uma abordagem mais simplificada. Estamos a desenhar um sistema que dá para fazer diversas coisas", explica em comunicado de imprensa.
Os primeiros modelos de teste vão começar a aparecer em 2019 e Joe Gebbia disse à Fast Company algumas das características que vão ter. Para além de secções separadas que se podem acrescentar à casa, os telhados são removíveis para que possam sofrer evoluções e para que se consigam adaptar às necessidades dos ocupantes.
Apesar de ainda não terem sido discutidos preços, a Vox adianta que as pessoas vão poder comprá-las e posteriormente alugá-las através da plataforma, uma vez que estas são projetadas para promover o "co-living".