São quase 400 praias que vão ver ser hasteada uma bandeira azul em Portugal em 2024. Este feito, que é uma distinção atribuída anualmente a praias e marinas que cumpram um conjunto de vários requisitos de segurança e questões ambientais, traz agora para a lista mais quatro espaços do que em 2023, contabilizando um total de 398 praias.
Além disso, há ainda 19 marinas e 23 embarcações ecoturísticas com selo de qualidade em 2024, existindo assim 440 locais com este selo.
Das 398 praias que vão ter este símbolo, seis são novas na lista e cinco voltam a fazer parte. Segundo o jornal “Expresso”, as novas entradas são as praias Amora Sul (Viana do Castelo), Lagoa da Ervideira (Leiria), Peralta (Lourinhã), Sesmo (Castelo Branco), Guincho Norte (Cascais) e Praia do Lago (Moura), e das reentradas fazem parte a Azul Conchinha (Norte), Côja (Centro), Batata (Algarve), Corpo Santo (Açores) e Calheta (Madeira). Moura e Castelo Branco são os dois municípios que entram pela primeira vez nesta lista.
Além disso, também sete praias foram retiradas da lista de 2023, sendo elas Aldeia Viçosa no centro, Rainha, Conceição, Mirante e Alvares na zona de Lisboa e Vale do Tejo, e Zambujeira do Mar e Vasco da Gama no Alentejo.
O concelho com mais praias com bandeira azul em Portugal é Albufeira, com um total de 26 praias, seguida de Vila Nova de Gaia, com 20. O top cinco fecha com Matosinhos, com 17, Grândola, com 12, e empatados no quinto lugar estão Odemira, Loulé, Figueira da Foz, Viana do Castelo, Cascais e Torres Vedras.
Com as praias, marinas e embarcações distribuídas por 103 concelhos, a região norte do País e o Algarve estão empatados com 92 locais cada, seguido de Lisboa e Vale do tejo com 84, os Açores com 56, o centro com 49, o Alentejo com 40 e a Madeira com 27.