Carlos Pires, cantor de música ligeira natural de Fafe, lançou um novo trabalho e apresentou-o ao público num concerto realizado este sábado, 22 de agosto. O espectáculo aconteceu no centro Fafe, juntando centenas as pessoas na Praça 25 de Abril. O espetáculo acabou por não chegar ao fim, durou apenas 50 minutos, uma vez que o evento não cumpria as recomendações sanitárias da Direção-Geral de Saúde (DGS) relativamente à COVID-19.
Foi a GNR que interrompeu o concerto após uma denúncia que dava conta de as normas das autoridades de saúde não estarem a ser cumpridas, referindo até que não tinha sido previamente informada sobre a realização do evento, conforme revelou ao jornal "Observador".
O espetáculo foi transmitido pela Fafe TV em direto no Facebook, e no decorrer do mesmo surgiram vários comentários a criticar a falta de medidas no local, pondo em causa a segurança da população de Fafe.
Entre os comentários no Facebook pode ler-se "ainda não chegou a GNR para acabar com isto? Vergonhoso" ou "espero ver um esclarecimento público por parte do município sobre esta pouca vergonha".
Esse esclarecimento acabou por chegar e a autarquia, que anunciou o concerto e cedeu o palco, justificou apenas em comunicado que foi uma forma de ajudar um setor que está a passar dificuldades, de acordo com o "Diário de Notícias".
Já no Facebook da autarquia, usado para dar conta da realização do concerto do músico Carlos Pires, o Município não se pronunciou mais sobre o assunto, fazendo somente uma publicação este domingo, 23 de agosto, sobre a "34º aniversário da elevação a Cidade".
Nos comentários do Facebook da Fafe TV houve ainda referências à Festa do Avante! para legitimar o concerto: "Se podem fazer festas do Avante com 100 mil pessoas porque é que o povinho cá na terra não pode fazer festa com algumas dezenas, usem mascara e siga".
O "Cidade Hoje", órgão de comunicação local, revela que apesar de no início do espetáculo o público ter sido avisado de que devia ter atenção ao distanciamento social, as medidas acabaram por ser esquecidas, conforme foi possível ver no direto.
Segundo o "Observador", Fafe teve na última semana mais dez casos de infeção com COVID-19, num total de 158 já registados.