Os feriados do Dia de Portugal (10 de junho) a uma sexta-feira e o Dia de Santo António (13 de junho) a uma segunda-feira vêm proporcionar um fim de semana bastante prolongado. Estes dias de descanso ainda se tornam melhores com as temperaturas altas — e é o que vai acontecer.
Graças a uma massa de ar quente que chega esta quarta-feira a Portugal, os dias e as noites serão particularmente quentes a partir de sexta-feira. Passar o dia na piscina e dar uma volta à beira-mar à noite, por exemplo, torna-se uma excelente opção.
Em Lisboa, as temperaturas vão atingir os 32ºC. No Porto, pode contar com 27ºC. Em Viana do Castelo e Aveiro chegarão aos 26ºC, atingindo os 29ºC em Leiria. Faro vai chegar aos 34ºC e Santarém aos 35ºC. É em Castelo Branco, em Évora e em Beja que se fará sentir o maior calor, estando previstos 40ºC.
Quanto às mínimas, também vão subir e poderão chegar aos 20ºC. A temperatura da água do mar ficará mais convidativa, chegando aos 20ºC no Algarve e aos 19ºC no resto da costa portuguesa, pelo que são esperadas enchentes nas praias. O risco de incêndio está elevado para os próximos dias.
Esta onda de calor advém da "deslocação de uma massa de ar quente e seco a partir do norte de África, que atravessa o interior da Península Ibérica estendendo-se a Portugal", justificou a metereologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Maria João Frada, tal como citou o "Correio da Manhã".