O alerta para o incêndio na freguesia de Caranguejeira, concelho e distrito de Leiria, foi dado às 12h06 desta terça-feira, 12 de julho. No terreno estão 157 operacionais, 41 veículos e três meios aéreos, mas foi necessário cortar ambos os sentidos da A1 na zona entre Leiria e Pombal, refere a SIC Notícias.
O caminho alternativo a usar seria a IC2, mas também foi cortada entre Figueiras e Barracão devido aos incêndios na região. As alternativas são a estrada nacional 109 e a autoestrada 17.
O incêndio que começou na sexta-feira, 8 de julho, em Pombal estendeu-se até Ansião. Às 15h desta terça-feira, 12 de julho, o presidente da câmara, António José Domingues, disse ao “Jornal de Notícias”, que “o incêndio está agora numa fase muito difícil de combater e os operacionais no terreno aguardam o reforço de meios”.
Em Ourém, o perigo também é iminente, pois há casas na linha de fogo, na freguesia de Espite. O incêndio deflagrou perto do 12h, e os Bombeiros Voluntários de Ourém afirmam que é uma situação “muito complicada”.
Desde segunda-feira, 11 de julho, que Portugal entrou em situação de contingência devido às altas temperaturas que se vão sentir por todo o território, que aumentam o perigo de incêndios. Há mais de 80 concelhos de dez distritos em perigo máximo de incêndio rural.
Há eventos que estão a ser repensados e reestruturados. A concentração motard de Faro vai realizar-se entre quinta-feira e domingo, mas o acampamento será feito num "espaço que está urbanizado", refere o presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau. Também o Super Bock Super Rock foi transferido para o Parque das Nações, em Lisboa.
Na hora de publicação deste artigo, o site da Proteção Civil regista 20 incêndios em curso, 7 em resolução e 44 em conclusão.