Os clientes que se encontravam esta sexta-feira, 22, no restaurante Guilty by Olivier situado no centro de Lisboa não ganharam para o susto. Um fogo deflagrou no interior do estabelecimento, obrigando à evacuação de quem se encontrava no espaço.
De acordo com o "Correio da Manhã", foi feita a retirada em segurança de quem se encontrava no local e não houve registo de feridos. O fogo foi combatido por 26 operacionais, apoiados por nove viaturas. O diário do grupo Cofina adianta também que o incêndio começou num pilar e propagou-se para o teto.
Nas redes sociais foram partilhados vários vídeos e imagens do momento. Um cliente que se encontrava no espaço e que falou com a MAGG sob anonimato por receio de represálias explica que o incêndio aconteceu "por volta da uma da manhã". "As chamas subiram pelo teto de madeira e o fogo espalhou-se rapidamente. Eu e várias pessoas tivemos de saltar da janela porque a saída estava bloqueada com o fumo e as chamas".
O cliente do estabelecimento de Olivier da Costa afirma que ele e o grupo com que se encontrava não viram "nem saídas de emergência nem extintores". Numa das imagens partilhada nas redes sociais é possível ver um funcionário do estabelecimento perto dos bombeiros. "Ele estava a tentar apagar o incêndio com um balde de água", acrescenta o mesmo cliente.
Veja o vídeo
A MAGG entrou em contacto com o responsável do departamento comercial e de marketing do grupo Olivier Restaurantes, no sentido de esclarecer as alegações feitas pelo cliente citado acima. Reproduzimos abaixo na íntegra o comunicado enviado:
1. Guilty Lisboa;
2. Hora do incidente: 00:45;
3. No momento de parabéns de um cliente, na zona do bar, deflagra um fogo.
4. Não sabemos a causa. A equipa do Guilty rapidamente tenta dar conta do mesmo, mas são os Bombeiros que chegam imediatamente que, dão por circunscrito o mesmo;
5. As saídas de emergência são acionadas fazendo escoar em segurança todos os presentes;
6. Alguns clientes, que estavam naquele momento na casa de banho, aguardaram pelos bombeiros, para sair para o exterior. Os mesmo estiveram sempre em segurança, protegidos pela antecâmara que antecede as casas de banho e claro, pelas portas antifogo desta zona.;
7. Não existem quaisquer registo de feridos;
8. Danos a registar - ainda em levantamento;
O comunicado enviado não esclarece, no entanto, a alegada falta de extintores. No Instagram do restaurante é possível ver um story onde é informado que o estabelecimento "encontra-se encerrado temporariamente por questões técnicas".