Portugal está em situação de alerta devido ao perigo de incêndio rural. A Proteção Civil já declarou a mesma situação de alerta desde as 13 horas de domingo, 15 de setembro, e que se vai manter até às 23h59 de terça-feira, 17, abrangendo todo o território continental.
Atualmente, de acordo com o site Fogos Online, existem 16 incêndios em curso, destes quais seis no distrito de Aveiro, dois no de Viseu, dois no Porto e outros dois no distrito de Viana do Castelo e também de Braga. Os distritos de Viana do Castelo e Vila Real também têm, respetivamente, um incêndio em curso em cada um.
O mais grave, ao momento, é o incêndio em Oliveira de Azeméis, em curso há 19 horas. Atualmente, existem 531 operacionais no terreno, com 169 meios terrestres e cinco aéreos, e o vento está a dificultar o trabalho dos bombeiros.
Foi justamente no combate a este incêndio que lavra na região de Oliveira de Azeméis que um bombeiro morreu na noite deste domingo, 15. João Silva, que combatia as chamas, morreu de doença súbita, tal como escreve o "Correio da Manhã". O operacional, que pertencia à corporação de São Mamede de Infesta, ainda foi assistido no local por uma equipa do INEM.
Hotel evacuado e corte de estradas
O incêndio em Oliveira de Azeméis, que deflagrou na tarde deste domingo nas localidades de Pinheiro da Bem Posta, Travanca, Vilarinhos e Palmaz, em Oliveira de Azeméis, já se alastrou ao concelho Albergaria-a-Velha, que de momento tem 75 operacionais no terreno, e uma frente ativa de vários quilómetros.
Este e os restantes incêndios ativos no distrito de Aveiro já obrigaram a cortes nas autoestradas A1, A25 e A29 esta segunda-feira, 16 de setembro, com a GNR a apelar que os condutores não circulem nas zonas de fogo. "Devem abster-se de circular nas vias em direção a Aveiro. É a melhor forma de manterem a integridade física e não colocarem em perigo a vida", disse à Lusa o major Vítor Ribeiro, da GNR de Aveiro, citado pelo "CM", embora tenha admitido que as alternativas às três autoestradas cortadas no distrito "são muito voláteis e escassas".
As chamas obrigaram a evacuar também o Hotel Vale do Rio, uma unidade de quatro estrelas em Palmaz, Oliveira de Azeméis.
Há casas a arder em Albergaria-a-Velha. Escolas estão fechadas
O incêndio a decorrer em Albergaria-a-Velha, que aqui chegou em consequência do fogo que deflagrou em Sever do Vouga, já chegou às casas.
"Neste momento, já temos casas a arder. Temos na Cruzinha a arder uma casa e outra na vila das Laranjeiras. São casas de primeira habitação", disse o presidente da câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, esta segunda-feira, em declarações à Lusa, citada pelo "Correio da Manhã". O bairro Brandão Gomes já foi evacuado e foi também pedido para evacuar o lugar da Cruzinha, acrescentou o autarca.
Também esta segunda-feira, todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha estão encerrados, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, citado pelo "Jornal de Albergaria".