Vivemos há um ano uma situação atípica à qual todos tivemos de nos adaptar, incluindo os professores, que fizeram das suas casas as novas salas de aula do País. Esta sexta-feira, 12 de março, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu homenagear estes profissionais "reconhecendo e agradecendo o modo como se reinventaram para cumprir as suas funções de educadores, mesmo à distância e durante longos confinamentos."
O filho de Ricardo Quaresma, Ricky, de 8 anos, é o protagonista do vídeo que começa com o pequeno futebolista a escrever uma carta à professora. "Querida professora, estava a aprender um drible novo que o meu pai me ensinou e lembrei-me de si. Das fintas que faz todos os dias para nos conseguir ligar a todos na mesma sala. Dos problemas de rede que nos impedem de fazer as melhores jogadas. Do público que precisa da sua dedicação para crescer, viver e brincar. Dos pequenos senhores do apito que interrompem a sua concentração para lhe pedirem a atenção. Mas, mais do que tudo, queria agradecer pelos golos que temos conseguido fazer neste momento tão complicado para todos. Muito obrigado por tudo."
Tal como escreve a FPF na página oficial, "problemas relacionados com carências tecnológicas, falta de internet, contextos sociais complicados, que obrigam por vezes à partilha do local de trabalho com filhos e outros familiares, não beliscam a dedicação nem o foco dos professores portugueses" sendo esta a razão principal que levou a FPF a prestar uma justa homenagem a estes profissionais.
O vídeo conta ainda com a participação de uma professora, Mariana Cartaxo, com mais de 15 anos de profissão. No final, Ricardo Quaresma lança ainda uma questão a todos os portugueses: "E vocês, já agradeceram aos vossos professores?".
"Obrigado professores por nos ensinarem que no mundo somos todos alunos uns dos outros", escreveu ainda o jogador na página de Instagram.