Ao aterrar em Lisboa depois de 30 anos a viver em Paris, Carine Lucas queria dar um significado especial a esta mudança. Filha de pais portugueses, regressou às origens e cheia de ideias para implementar em Lisboa, a cidade que escolheu para viver.

Feminista e com vontade de ver cada vez mais mulheres empoderadas, decidiu criar um evento — ou "um lugar seguro", como lhe chama — para juntar quem queira partilhar conhecimento sobre questões ligadas ao mundo feminino.

"O conhecimento é a coisa mais importante de todas. É a nossa maior forma de poder", refere. E, à MAGG, lembra que apesar de fazer parte de uma geração altamente conectada, "é difícil saber qual a informação mais fidedigna".

É por isso que nos eventos que organiza, fica apenas com a curadoria e escolhe as pessoas nas quais confia para falarem sobre determinado tema.

Carine Lucas
Carine Lucas, de 30 anos, é a fundadora do Holy Club.

No primeiro evento, que aconteceu em maio de 2019, juntou a naturopata Diana Patrício e a autora da página O Meu Útero para falarem sobre o ciclo menstrual, evento ao qual juntou uma aula de pilates. A partir daí, os temas foram fluindo.

Já se falou de amor próprio, de prazer feminino, de contracepção. Já se praticou ioga e também já se dançou — daquela forma que habitualmente só acontece em frente ao espelho e sem ninguém a ver.

Carine quer que se falem de coisas sérias sem aquele ar pesado com que estes temas são muitas vezes tratados. Nos eventos que organiza, que duram aproximadamente três horas, o tempo é sempre dividido entre uma palestra e uma atividade. Pelo meio, pausa para snacks e bebidas.

Cláudia criou um grupo só de mulheres — e organiza noites de Sexo e a Cidade
Cláudia criou um grupo só de mulheres — e organiza noites de Sexo e a Cidade
Ver artigo

O melhor de tudo? Carine ainda junta às temáticas a oportunidade de dar a conhecer espaços menos conhecidos da cidade. Já organizou eventos no Valsa, na escola de ioga Baraza e ainda é longa a lista que vai criando de novos sítios para explorar.

O próximo evento está marcado para 20 de fevereiro no Curva, um novo café e galeria na Graça. Das 19 às 22 horas, o tempo vai dividir-se entre uma aula de defesa pessoal e uma talk com a Cátia Curica, co-fundadora da marca de cosmética natural Organii, sobre como ter uma pele saudável.

E pode já apontar os próximos: dia 1 de março fala-se sobre dores menstruais e endometriose, novamente com a Catarina Maia d' O Meu Útero e há ainda uma aula de Body Flow. Já a 11 de março, o evento começa com uma iniciação à meditação e termina com uma palestra sobre gravidez e pós-parto com Soraia Coelho, fisioterapeuta especialista em saúde feminina.

A inscrição é feita através da página de Instagram e o evento, com as talks, as aulas e os snacks, custa 18€.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.