Um ex-militar espanhol de 74 anos foi detido pela Guarda Nacional Republicana na noite da passada terça-feira, 6 de agosto, depois de uma tentativa de violação a duas jovens portuguesas perto de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre. A notícia foi avançada pelo jornal “Correio da Manhã”, que também avançou que as duas raparigas foram atingidas por tiros de caçadeira.
As vítimas, de 17 e 22 anos, estavam a pernoitar junto à barragem de Póvoa e Meadas, em Nisa, quando foram abordadas pelo agressor. Este, conhecido por “Manolo” e que vivia junto ao local, tinha na sua posse uma caçadeira e, ao que tudo indica, disparou contra as duas jovens depois de estas tentarem fugir. A mais nova acabou com ferimentos na mão, enquanto que a mais velha foi atingida no ombro e nas costas.
O alerta foi dado por volta da meia-noite por uma amiga das duas jovens, que foi contactada depois dos disparos, altura em que o ex-militar terá fugido do local. Quando chegaram, as autoridades encontraram as vítimas despidas da cintura para baixo e com as mãos amarradas com fita, o que indica que existiu alguma tentativa de violação, segundo o CM.
Mais tarde, o espanhol de 74 anos acabou por ser detido pela GNR, e a caçadeira foi apreendida. O caso passou a ser investigado pela Polícia Judiciária de Évora, e o agressor vai ser ouvido pelo Tribunal de Nisa numa data ainda a definir. As jovens foram rapidamente transportadas para o hospital de Portalegre e, apesar de os ferimentos serem graves, nenhuma corre perigo de vida.