O único restaurante da Ilha Deserta, em Faro, ficou totalmente destruído após um incêndio que deflagrou na noite de terça-feira, 2 de março, confirmou à agência Lusa o comandante da Zona Marítima do Sul, Fernando Rocha Pacheco. O alerta foi dado perto das 23h e foi de imediato mobilizada uma equipa dos Bombeiros Sapadores de Faro, com cinco elementos, e ainda uma equipa da Polícia Marítima, com dois elementos, avança a "TVI 24".
"O incêndio é visível até da parte de Olhão e de Faro, do lado de cá da Ria [Formosa]", descreveu o comandante à Lusa referindo que o fogo foi de "grandes dimensões" e que não houve feridos uma vez que é "uma ilha deserta, em abstrato, não tem lá ninguém".
De acordo com a TVI 24, ocorreram várias explosões, que poderão ser botijas de gás, e uma testemunha contou ainda em direto ao canal que viu uma "enorme bola de fogo" a destruir o restaurante. "Estava a jantar, do outro lado da Ria Formosa, e quando espreitei pelo telescópio é que percebi bem a dimensão das chamas", afirmou a testemunha.
O restaurante Estaminé funcionava também como apoio de praia e, neste momento, encontrava-se encerrado, devido à pandemia da COVID-19. Para além desta estrutura, a ilha tem ainda uma casa com um único morador, que não se encontrava na na ilha quando o incêndio aconteceu.
Os proprietário do estabelecimento foram de imediato contactados e as causas do incêndio estarão agora a ser investigadas pela Polícia Judiciária.