Entre 21 de junho e 24 de julho, esta iniciativa vai apanhar o lixo em 30 praias em todo o País. A campanha está a ser promovida pela Novo Verde, a empresa especializada na reciclagem de embalagens, que tem como objetivo percorrer quase mil quilómetros ao longo de toda a costa portuguesa, escreve a Agência Lusa, citada pela rádio Renascença.

Sob o mote "Reciclar é a nossa praia", a iniciativa vai arrancar já esta segunda-feira, 21, na praia de Afife, em Viana do Castelo. Na terça, 24, o destino é a praia do Cabedelo, também na mesma região.

Depois disso, seguem-se a praia da Apúlia, em Esposende (23 de junho); a praia dos Carvalhido, na Póvoa de Varzim (a 24); a praia da Árvore, em Vila do Conde (a 25); e a praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos (a 26). A iniciativa vai ainda passar por Ovar e Ílhavo.

De Matosinhos a Monte Gordo. Saiba quais as praias com maior capacidade em Portugal
De Matosinhos a Monte Gordo. Saiba quais as praias com maior capacidade em Portugal
Ver artigo

A campanha vai também passar pelas praias de Mira, em Mira (a 29); a da Tocha, em Cantanhede (a 30); e a de Quiaios, na Figueira da Foz (a 3 de julho), diz a RFM. Já a última praia a ser limpa será a de Monte Gordo, no Algarve, a 24 de julho.

Esta campanha vai contar com a colaboração de alunos de várias escolas do País e surfistas, mas está ainda aberta à colaboração de quem se queira juntar à iniciativa, escreve a mesma publicação.Para isso, basta apenas que qualquer pessoa se dirija a uma das 30 praias abrangidas pela iniciativa e fazer saber os responsáveis do seu interesse em participar.

Também a organização não-governamental Sailors for the Sea vai estar presente.