Ivan Domingues, jovem atleta português de apenas 18 anos, conquistou esta quinta-feira, 16 de janeiro, um feito histórico no mundo do automobilismo em Portugal: tornou-se o segundo automobilista luso de sempre a ser confirmado na Fórmula 3, uma das competições que dão acesso à Fórmula 1. Antes de Ivan, há 12 anos, era António Félix da Costa que se estreava na competição, que hoje em dia corre na Fórmula E.
O jovem, natural de Leiria, vai representar a equipa neerlandesa Van Amersfoort Racing, e a apresentação oficial deverá acontecer durante a próxima semana, como avançou o “Flashscore”. A época de 2025 da Fórmula 3 começa ao mesmo tempo que a de Fórmula 1, a 14 de março, na Austrália, e todos os portugueses vão poder acompanhar as provas do jovem piloto através da DAZN, que comprou os direitos televisivos em Portugal para as próximas três épocas (2025-2027, onde vão transmitir todas as competições na íntegra, sendo elas Formula 1, F2, F3, F1 Academy).
“O meu objetivo é correr com a bandeira de Portugal no Mundial de Fórmula 1. Sei que tenho um grande desafio pela frente, mas estou também perante uma grande oportunidade, que vamos procurar agarrar com toda a força e profissionalismo, para dar mais um passo seguro, rumo à Fórmula 2 e depois à Fórmula 1”, disse Ivan Domingues, citado pelo jornal “Diário de Notícias”. Além disso, o jovem de 18 anos prometeu "honrar o talento nacional”, que sempre precisou de “lutar muito para chegar ao mais alto nível do automobilismo".
Nascido em maio de 2006 e natural de Leiria, Ivan Domingues começou o seu trajeto no mundo do automobilismo aos oitos anos, quando começou uma carreira no karting. Lá, conquistou a Taça de Portugal e foi vice-campeão nacional em 2017, 2018 e 2019. No ano seguinte, aos 14 anos, o piloto mudou-se para Itália para profissionalizar a sua carreira no automobilismo, de acordo com o “Observador”, e acabou por dar o salto para a Fórmula 4.
Em 2024, esteve na Fórmula Regional Europeia by Alpine, tendo conquistado dois pódios ao longo da época, e três corridas como melhor rookie fizeram-no sair como um dos melhores estreantes do ano.
Agora, aos 18 anos, Ivan Domingues enfrenta um dos maiores desafios da sua carreira, e o objetivo é ser um dos poucos portugueses que já correu na Fórmula 1, cuja lista se preenche com nomes como Tiago Monteiro, Pedro Lamy e Mário de Araújo Cabral. Além dos carros, o "Diário de Leiria" conta que o jovem piloto também é fã de desporto e de animais.