
Jorge Costa, diretor de Futebol Profissional do FC Porto e ex-jogador, morreu na tarde desta terça-feira, 5 de agosto. O antigo internacional português tinha sido transportado de urgência para o Hospital de São João, no Porto, em estado considerado muito grave, após sofrer um episódio clínico súbito no centro de treinos do clube, no Olival, Vila Nova de Gaia.
Sabe-se agora que Jorge Costa não resistiu à paragem cardiorrespiratória, que aconteceu pouco tempo depois de estar a falar em direto para a Sport TV. O alerta foi dado por volta das 12h30 aos Bombeiros Voluntários de Crestuma e à Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Gaia, que acorreram de imediato ao local.
Jorge Costa foi prontamente assistido pela equipa médica do FC Porto ainda no centro de treinos, tendo sido utilizada uma unidade de desfibrilhação durante as manobras de reanimação, refere o "Correio da Manhã". Após estabilização inicial, foi encaminhado para o Hospital de São João, onde não conseguiu resistir, tendo a notícia sido dada às 14h44 desta tarde. O antigo capitão do clube portista e figura histórica dos dragões assumiu recentemente funções na direção do futebol do FC Porto. Tinha sofrido um enfarte em maio de 20222.