O fim de semana de 5 e 6 de agosto traz os últimos dias de celebrações da Jornada Mundial da Juventude. Os eventos destes dias vão abandonar o Parque Eduardo VII, para se realizarem no Parque Tejo-Trancão, onde foi construído o altar palco para receber o Papa Francisco. É aqui que vai acontecer a vigília, no sábado à noite, a partir das 20h45, e ainda a missa de envio, para fechar este grande evento, no domingo, às 09 horas.
No sábado, 5 de agosto, os jovens vão realizar durante a manhã uma peregrinação até ao Parque Tejo-Trancão, local que recebe a vigília presidida pelo papa Francisco. Durante a tarde, podem contar ainda com atuações de sete artistas e bandas católicas, como é o caso de Les Guetteurs, uma banda de reggae que apresenta o testemunho da fé através da música, e ainda Fabrício Freitas, um jovem católico que segue evangelizando e levantando os jovens com as suas músicas animadas.
Ainda neste dia, o Papa Francisco fará uma curta visita a Fátima para recitar o terço com jovens doentes, na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Mais tarde, terá ainda um encontro privado com membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito, em Lisboa.
No domingo, 6 de agosto, o chefe máximo da Igreja Católica dará início à missa do envio, uma celebração que encerra a Jornada Mundial da Juventude. É também durante o decorrer desta festividade, que o Papa Francisco anuncia a cidade que acolherá a próxima edição deste grande evento católico. A partir das 16h30, no Passeio Marítimo de Algés, o Sumo Pontífice tem ainda um encontro com os voluntários que participaram nestas comemorações.
A Jornada Mundial da Juventude, em que Lisboa foi palco de inúmeras celebrações e festividades, vê-se terminada com uma cerimónia de despedida com o Papa Francisco, a partir das 17h50, na base área de Figo Maduro. Depois deste momento, o chefe máximo da Igreja Católica regressa ao Vaticano.