O quarto dia de Jornada Mundial da Juventude é já esta sexta-feira, 4 de agosto. As celebrações continuam por vários locais de Lisboa e municípios dos arredores. Para além da Cidade da Alegria e dos Encontros Rise Up, este novo dia de festividades contará com mais uma participação do chefe máximo da Igreja Católica. O Papa Francisco estará presente para celebrar a via-sacra, que terá lugar no Parque Eduardo VII, a partir das 18 horas.

Mas antes deste simbólico momento, os jovens vão continuar com os eventos que já conhecem desde o início da semana. Pela manhã, podem participar na Cidade da Alegria, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, para ouvirem histórias de conversão para a fé cristã.

Do encontro com Marcelo à bênção de bebés. 13 imagens do primeiro dia do Papa Francisco em Portugal
Do encontro com Marcelo à bênção de bebés. 13 imagens do primeiro dia do Papa Francisco em Portugal
Ver artigo

Além disso, podem também envolver-se nos Encontros Rise Up, sessões de catequese que acontecem por várias igrejas ou outros espaços das dioceses de acolhimento, como a Igreja de São João da Praça ou o auditório da Igreja Paroquial de São João de Deus.

A Jornada Mundial da Juventude dá também continuidade ao Festival da Juventude, que contempla várias atividades culturais para os milhares de peregrinos. Os concertos de artistas e bandas de música católica, as peças de teatro, os espetáculos de dança, as sessões de cinema, as conferências e ainda as visitas às exposições são as atividades que os jovens podem experienciar neste quarto dia de festividades.

Concertos

A música católica será o grande destaque deste dia de Jornada Mundial da Juventude. Mate González é uma das primeiras artistas a atuar. Com espetáculo marcado para as 14 horas, na Igreja de São Paulo, esta cantora venezuelana irá apresentar o seu mais recente álbum “Raíces”, lançado em 2022. Também a esta hora, o palco do Castelo de São Jorge recebe Pablo Martínez, um jovem músico católico argentino “reconhecido pela missão de evangelizar através da música”, refere a organização no site da Jornada Mundial da Juventude.

Rob Galea é padre, cantor, compositor e ainda youtuber e vai estar também presente na Jornada Mundial da Juventude, com uma atuação marcada para as 17 horas no Parque Eduardo VII. À noite, a partir das 21 horas, os concertos serão de MasternPlan, no Parque da Cidade de Loures, e de Anima Christi, no Terreiro do Paço. Os MasternPlan assumem-se como uma banda católica do Dubai, que apresentam músicas no estilo pop e funk. Já os Anima Christi, são uma banda portuguesa, que já participarem em dezenas de festivais religiosos.

Teatro e Dança

O quarto dia de Jornada Mundial da Juventude marcará por ser um dia dedicado à dança. Às 14 horas, na Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai, realizar-se-á um espetáculo de danças orientais libanesas, que promove o encontro e o convívio entre todos os peregrinos. Também neste horário acontece uma outra apresentação de dança, no Terreiro do Paço, com a atuação dos Flash-Mob Medley, que ao som da música “Rise Up”, pretendem convidar todos os jovens a sair do comodismo em que se instalaram para dar um sentido à vida.

Cinema

Por causa da Jornada Mundial da Juventude, Glauco vendeu 300 coxinhas em 60 minutos. "Eu nunca tinha visto na minha vida"
Por causa da Jornada Mundial da Juventude, Glauco vendeu 300 coxinhas em 60 minutos. "Eu nunca tinha visto na minha vida"
Ver artigo

As sessões de cinema também continuam a marcar os dias deste grande evento. Para esta sexta-feira, estão programadas seis sessões, que inclui “Não é o Fim. Síria”, que se trata de “uma compilação de testemunhos de fé e coragem de mulheres e homens cristãos que há anos que suportam as condições de guerra na Síria”. Este filme será exibido às 14h30 no Cinema São Jorge. “Antes Que Partam. Honduras” é um outro documentário a será apresentado no Cinema São Jorge, a partir das 16h30. Este filme retrata os “desafios que a Igreja Católica enfrenta na sua missão de manter a esperança” de uma população que vive num dos países mais pobres da América Central.

Conferências

As sessões de partilha de testemunhos por parte de organizações ou associações cristãs também continuam a realizar-se neste quarto dia de celebrações. Em destaque está a palestra sobre Carlos Acutis, que acontece às 14 horas, na Fundação Champalimaud. Esta conferência é uma oportunidade de os jovens conhecer o beato Carlos Acutis, um jovem que utilizou a Internet como meio de evangelização e que depois entregou-se a Deus, após ter sido diagnosticado com uma doença fatal.

Além disso, às 14 horas, no auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, também realizar-se-á a conferência Participation For Change, que será dinamizada pela Juventude Católica Austríaca e que se apresenta como sendo uma “campanha sobre a necessidade de diminuir as desigualdades e de iniciar um processo de transformação rumo a uma sociedade mais sustentável e justa”, aponta a organização no site da Jornada Mundial da Juventude.

Exposições

As visitas às exposições, que estão presentes em vários espaços emblemáticos da cidade de Lisboa, são também uma outra atividade que os jovens podem aproveitar durante as festividades da Jornada Mundial da Juventude. “Madre Teresa: Vida Espiritualidade e Mensagem” é um exemplo destas exposições, que estará exposta na Igreja de Nossa Senhora da Graça, entre as 09h e as 14h. Também estará disponível, neste mesmo local, a exposição “Das Trevas à Luz: Testemunhos de Fé”, que mostra “imagens sugestivas que realçam alguns desafios e esperanças das comunidades cristãs, um pouco por todo o mundo”.