A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que junta milhares de peregrinos em Lisboa, vai para o segundo dia. O destaque das festividades de quarta-feira, 2 de agosto, será a Cidade da Alegria, que acontece no jardim Vasco da Gama, em Belém. Esta atividade vai estar dividida em dois momentos, onde os jovens podem encontrar diferentes experiências relacionadas com a religião Católica.

O Parque do Perdão, que acontece até 20 horas, será o espaço onde os “jovens são chamados a viverem a experiência do amor e da misericórdia de Deus nos 150 confessionários disponíveis, através do sacramento da reconciliação”, refere a organização no site da Jornada Mundial da Juventude.

Das jornalistas que vão voar com o Papa às emissões especiais. Assim vai ser a Jornada Mundial da Juventude na TV
Das jornalistas que vão voar com o Papa às emissões especiais. Assim vai ser a Jornada Mundial da Juventude na TV
Ver artigo

Também existirá a Feira Vocacional, que decorre até 22 horas, e este será o local onde os jovens terão a oportunidade de conhecer diferentes movimentos, associações, comunidades ou projetos de cariz social, que compõem a Igreja Católica. Congregation Of Sisters Of Bon Secours, Rede Mundial de Oração do Papa, ProLife Europe ou YOUCAT Foundation são algumas das organizações que estarão presentes nesta atividade.

Mas também outras atividades marcarão o segundo dia de Jornada Mundial da Juventude. Para além de um novo modelo de catequese, o evento continuará com as festividades do Festival da Juventude, com música, peças de teatro, espetáculos de dança, sessões de cinema, conferências ou visitas a exposições.

Encontros Rise Up

Esta quarta-feira, 2 de agosto, inicia-se uma nova atividade na Jornada Mundial da Juventude. Rise Up assume-se como sendo um “novo modelo de catequese”, que desafia os jovens a refletir sobre grandes temas lançados pelo pontificado do Papa Francisco. Ecologia integral, amizade social ou misericórdia são alguns dos assuntos que serão abordados nesta atividade.

Os Encontros Rise Up acontecem em várias igrejas ou outros espaços das três dioceses de acolhimento, Lisboa, Santarém e Setúbal. Pavilhão de Mafra, Igreja São João Batista de Almeirim, Mercado da Encarnação, em Mafra, Capela de S. Francisco de Assis, em Santarém, ou Igreja Paroquial de São Domingos de Carmões, em Torres Vedras, são alguns dos locais por onde vão estar os peregrinos.

Concertos

Os concertos de música católica e portuguesa vão continuar pela cidade de Lisboa. Ryan Tremblay, cantor católico de Nashville, nos Estados Unidos, vai apresentar-se ao vivo na Praça do Império, em Belém, pelas 14h45. Mais tarde, este mesmo local recebe ainda Efren Rivera, um cantautor católico da Colômbia, para atuar a partir das 17h45. Também durante a tarde, às 17h, no Largo da Graça, Josué Cortez, um músico católico, irá apresentar o seu novo álbum “No Tiengas Miedo” ao público da Jornada Mundial da Juventude

A música portuguesa também se vai fazer ouvir na noite deste segundo dia do evento que junta os jovens e a fé católica. IRMA vai subir ao palco do Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, às 19h, para apresentar os seus maiores êxitos, como “Filha da Tuga”, “Vejo-te Aqui” ou “Da Mesma Pele”. Tiago Nacarato também vai marcar presença neste palco. O músico vai atuar com a Banda Social às 21h30.

Teatro e Dança

As peças de teatro e os espetáculos de dança são outras atividades a acontecer esta quarta-feira. Mystére du Moyen Age é um desses exemplos. Esta produção teatral retrata a história de Joana d’Arc, “a jovem pastora que partiu ‘à pressa’ para cumprir a missão de Deus”. Vai estar em exibição às 14h30 na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Lisboa. Magnificat. Aimer l’Église avec Marie é uma outra produção que os peregrinos podem assistir a partir das 16h na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Largo do Rato.

O Musical D. Bosco é outra peça a ser apresentada nesta quarta-feira. Este musical trata-se de uma produção do Movimento Juvenil Salesiano e aborda a luta desigual entre as classes sociais e as intrigas políticas do tempo em que D. Bosco foi considerado santo. Esta peça pode ser vista às 19h no auditório dos oceanos no Casino de Lisboa. Às 20h30, na Igreja de São Jorge de Arroios, terá ainda lugar um espetáculo espiritual intitulado de Os Embaixadores do Coração de Jesus.

Sessões de Cinema

Vai estar em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude? Saiba que documentos precisa de apresentar para poder circular
Vai estar em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude? Saiba que documentos precisa de apresentar para poder circular
Ver artigo

As sessões de cinema também vão continuar neste próximo dia de Jornada Mundial da Juventude. “A Viagem de Papa Francisco”, realizado por Gianfranco Rossi, será um dos filmes a ser apresentado neste segundo dia de celebrações. O filme é feito à base de gravações oficiais do Vaticano e aborda os primeiros nove anos do pontificado do Papa Francisco. Este documentário será exibido às 15h no cinema Fernando Lopes, na Universidade Lusófona de Lisboa.

O Cinema São Jorge também vai apresentar mais filmes sobre a fé cristã e a Igreja Católica. “O Céu Não Pode Esperar”, uma obra cinematográfica que inclui testemunhos de pessoas que conheceram Carlo Acutis, será exibido às 16h30. Às 17h, o cinema recebe os peregrinos para o visionamento do filme “Jérome Lejeune”.

Conferências

As conferências serão outras atividades que os jovens podem participar durante a Jornada Mundial da Juventude. LivingPeace – Caminho de Educação Para a Paz é um desses exemplos. Segundo a organização, esta conferência é “uma oportunidade para conhecer melhor este projeto, que se dedica à educação para a paz para professores, educadores, jovens, adolescentes e crianças”. Esta palestra acontece entre as 14h e as 17h30 na assembleia Municipal de Lisboa, no Fórum de Lisboa.

Além disso, terão ainda lugar outras palestas, como o III Encontro Internacional de Jovens Médicos Católicos, que irá decorrer entre as 14h e as 17h no auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados. Hope – a calling to educate é outra palestra que conta com nomes como Antonella Sciarrone Alibrandi, Mariano Garcia ou Pedro Rocha e Melo. Esta conferência irá realizar-se entre as 15h e as 17h30 no auditório da Faculdade de Farmácia.

Exposições

A visita às exposições é uma outra atividade que marca este segundo dia de celebrações. Heroes For Life, decorre entre as 09h e as 17h, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, trata-se de uma “experiência imersiva que celebra o compromisso inabalável com o direito à vida demonstrado por sete heróis católicos”. Também neste mesmo local acontece outra exposição intitulada de Das Trevas à Luz: Testemunhos de Fé, que mostra “imagens sugestivas que realçam alguns desafios e esperanças das comunidades cristãs, um pouco por todo o mundo”.

De Lisboa a Santiago de Compostela Pelo Caminho Português é uma outra exposição em destaque neste evento. Esta exibição pretende “mostrar as cidades pelas quais passa o Caminho de Santiago desde Lisboa através de fotografias do artista Xulio Gil”. Esta exposição pode ser visitada entre as 09h e as 17h30 na Galeria Liminare, na Junta de Freguesia do Lumiar, em Lisboa.

O papa Francisco chega a Lisboa esta quarta-feira, 2 de agosto, mas ainda não participará em atividades diretamente relacionadas com a JMJ. Terá encontros institucionais e, às 17h30, no Mosteiro dos Jerónimos, marcará presença nas Vésperas, celebração católica de agradecimento pelo dia que decorreu.