Um grupo de quatro jovens foi agredido por vários agentes da PSP em Setúbal, na madrugada de terça-feira, 2 de abril, depois de alegadamente estarem envolvidos numa tentativa de furto de um automóvel. Segundo o que apurou o “Jornal de Notícias”, a polícia foi chamada ao local depois de uma denúncia, e deparou-se com uma viatura no meio da faixa de rodagem na Rua Olavo Bilac com as luzes apagadas. Um dos agredidos já foi identificado como Denilson Santos, jogador do Sporting e da Seleção Nacional Sub-17.
O sucedido foi denunciado pela TVI como um alegado caso de abuso de autoridade. Os quatro jovens, com idades entre os 15 e os 18 anos, aparecem num vídeo no X (antigo Twitter) deitados no chão, e é possível ver os vários agentes da PSP a desferir bastonadas nos suspeitos enquanto lhes perguntam o porquê de não terem identificação.
É também possível ouvir um outro agente a alertar os colegas sobre as filmagens que poderiam estar a ser feitas das janelas dos prédios à volta, já que o grupo de jovens não parava de gritar, como está na legenda.
O jovem de 15 anos foi identificado e colocado em liberdade, tendo sido entregue à mãe. Os três restantes, incluindo o defesa esquerdo que nos últimos dias assinou contrato profissional com o Sporting, foram detidos e mais tarde libertados. No entanto, têm a obrigação de se apresentarem em tribunal, segundo o “Correio da Manhã”.
A PSP só tomou conhecimento do caso através da notícia divulgada pela TVI, e já anunciou a abertura de um inquérito disciplinar por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna, de acordo com a “CNN Portugal”. O inquérito irá servir para apurar “a adequação e proporcionalidade do uso da força”, citou o JN. Também o Sporting já reagiu, referindo que “está a averiguar junto do jogador o sucedido para tomar as medidas adequadas”, segundo o mesmo meio de comunicação.
Denilson Santos assinou contrato profissional com o Sporting na quarta-feira, 3 de abril, segundo o site "Mais Futebol". O jovem de 17 anos está no clube desde os seus 10 anos, e foi campeão nacional de iniciados pela equipa leonina em 21/22, estando esta época a jogar pela equipa de juvenis. O lateral-esquerdo é ainda internacional sub-17 por Portugal, tendo oito internacionalizações pelos sub-17 e oito pelos sub-16.