Ao final da tarde deste sábado, 18 de novembro, foi visto um fenómeno estranho no céu em várias zonas de Portugal, como Seia, Azaruja, Beja, São João da Pesqueira, Sarzedas, Castro Daire, Miranda do Douro e Valpaços, e não só. A página de Facebook Meteo Trás os Montes – Portugal publicou várias fotografias enviadas por utilizadores.
“Ainda sem explicações oficiais, há várias teorias para explicar o sucedido hoje nos céus portugueses, poderá tratar-se de uma explosão de componentes do foguetão Starship da SpaceX, no entanto surge também a hipótese de se tratar de um bólide que poderia ter origem cometa 2P/Encke”, enviou o utilizador Alejandro Garcia para a página.
“Há poucos minutos vi uma ‘estrela’, de cor laranja forte, a mover-se de oeste para este. Eu estava a olhar para norte. Acompanhei a ‘estrela’ durante alguns segundos, até que de repente desapareceu. Logo de seguida, uma ‘poeira’ branca começou a surgir nos céus”, testemunhou outra pessoa.
A página divulgou, mais tarde, que o mesmo fenómeno foi visto também em Itália. Além disso, afirmaram que resolveram o “mistério”: “Tratou-se da explosão de um míssil balístico” durante um “teste do Exército francês”.