Já podem agendar a toma da vacina todas as pessoas com mais de 40 anos de idade. O alargamento do agendamento foi disponibilizado a esta faixa etária na manhã desta terça-feira, 15 de junho, depois de, na segunda-feira, 14, ter sido confirmado que o autoagendamento ficaria disponível ainda nesse dia. No entanto, ainda não era possível antes da meia-noite.

Ao aceder ao portal, que até aqui permitia agendar as vacinas de pessoas com mais de 43 anos, apenas é preciso indicar a sua data de nascimento e escolher a data e o local mais convenientes para que seja feita a toma da primeira dose da vacina. Depois disso, será contactado por mensagem de texto através do número 2424, que lhe confirmará a data, a hora e o local a que se deve deslocar. Uma vez contactado, basta responder à mensagem para que o agendamento fique concluído.

Certificados digitais COVID-19 devem começar a ser emitidos esta semana
Certificados digitais COVID-19 devem começar a ser emitidos esta semana
Ver artigo

A etapa seguinte deverá ser começar a vacinar os maiores de 30 anos, cujo agendamento deverá ser disponibilizado a partir de 20 de junho, tal como o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da equipa de trabalhos responsável por implementar o plano de vacinação contra a COVID-19 no País, já tinha adiantado ao jornal "Público".

Quanto às pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, a expectativa é que a vacinação comece já no início de agosto.

"É natural que, no início de agosto, estejamos a vacinar pessoas com 20 e 30 anos", declarou aos jornalistas no início de junho, tal como escreve o mesmo jornal.