Antiga deputada e dirigente comunista morreu esta quarta-feira, 27 de dezembro. Odete Santos tinha 82 anos e foi uma das figuras mais emblemáticas da Assembleia da República no pós-25 de abril.
Figura histórica do Partido Comunista Português, Odete Santos foi deputada durante 27 anos. A sua morte, que aconteceu esta quarta-feira, 27 de dezembro, foi anunciada pelo partido, através de comunicado.
Entre 1980 e 2007, Odete Santos figurou na bancada parlamentar do PCP. Carismática e dona de uma personalidade ímpar, foi também rosto da luta feminista e pela igualdade de género. Nascida na freguesia de Pega, concelho da Guarda, licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa. Paralelamente à carreira política, foi atriz, fez teatro, revista e teve algumas participações especiais em televisão.
“Mulher de Abril, destacada deputada e dirigente comunista, Odete Santos foi uma figura marcante na construção do Portugal de Abril e na afirmação dos direitos que a Constituição da República Portuguesa consagra, em particular sobre os direitos dos trabalhadores, sobre a igualdade e a emancipação da mulher, uma presença constante na acção de solidariedade com os povos de todo o mundo, uma incansável participante na concretização do ideal e projeto do Partido Comunista Português”, pode ler-se no comunicado do PCP, citado pelo "Expresso".
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.