Parece que não vai ter de esperar até ao fim de semana para poder começar a vibrar com o calor. É porque, logo a partir de quinta-feira, 11 de abril, as temperaturas vão estar "bastante acima da média para época do ano", diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Já sabemos o que isso significa: apesar de estarmos na primavera, vêm aí dias que podiam muito bem ser de verão. As máximas vão rondar os os 25ºC e os 27ºC, podendo atingir os 30ºC em alguns locais do continente – algo que contrasta com as temperaturas desta terça-feira, por exemplo, que estão compreendidas entre os 11ºC e os 22ºC.

Na quarta-feira, 10 de abril, os termómetros vão subir uma média de 4ºC ou 5ºC. Isto significa que, nesse dia, as máximas podem chegar aos 25ºC (Setúbal). Na verdade, os únicos pontos do País que vão ter uma temperatura inferior a 20ºC são Guarda e Aveiro, com 16ºC e 19ºC. Lisboa e Porto vão fixar-se nos 23ºC e 21ºC, respetivamente.

Semana começa com "águas mil", mas calor abrasador está para breve. Veja o tempo dos próximos dias
Semana começa com "águas mil", mas calor abrasador está para breve. Veja o tempo dos próximos dias
Ver artigo

Mas a coisa vai aquecer (ainda mais) a partir de quinta-feira, 11. O IPMA fala de uma "subida de temperatura" acentuada, o que vai fazer com que Braga e Santarém registem a máxima mais elevada de todas, 29ºC. No entanto, Setúbal, Sines e Faro não se ficam muito atrás, fixando-se nos 28ºC. Lisboa, Beja, Évora, Castelo Branco, Porto e Viana do Castelo ficam-se pelos 27ºC.

Até ao fim de semana de 13 e 14 de abril, sábado e domingo respetivamente, o cenário não vai mudar de figura e as temperaturas elevadas não parecem querer arredar pé dos termómetros. Estes vão subir gradualmente – e será nesses dias em que poderão chegar aos 30ºC.