Abril está a ser uma autêntica montanha-russa meteorológica. Ainda nem a metade do mês vamos, mas parece que já vivemos as quatro estações nestes primeiros sete dias, uma vez que já experienciámos tanto chuvas torrenciais e ventos demoníacos, como sol e calor característicos das estações mais quentes.
Este fim de semana, 6 e 7 de abril, foi responsável por nos deixar mais animados, fruto do bom tempo que esteve – e que tem os dias contados. É que esta semana vai começar com "períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada", avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Além das cargas de água que deverão fazer-se sentir por todo o território português – à exceção das ilhas –, esta segunda-feira, 8, também vai ser pautada por uma descida das temperaturas. As máximas deverão fixar-se entre os 9ºC (Guarda) e os 21ºC (Faro), com os termómetros de distritos como Setúbal, Lisboa e Porto a marcarem 18ºC, 17ºC e 15ºC, respetivamente. Já as mínimas vão estar compreendidas entre os 2ºC e os 12ºC.
Na terça-feira, 9 de abril, o cenário é um pouco mais risonho. A chuva vai-se embora, é certo, mas o País não vai escapar a uma "pequena descida da temperatura mínima", continua o IPMA. Contudo, temos uma boa notícia: se mora nas regiões norte ou centro, saiba que estas vão registar uma "subida da temperatura máxima".
Assim sendo, neste dia, as mínimas podem chegar aos 0ºC, em distritos como Guarda, Viseu e Vila Real, nunca ultrapassando os 9ºC, como será o caso da capital. Quanto às máximas, estas podem chegar novamente aos 21ºC, como acontece em Faro. Lisboa, Évora e Braga vão chegar aos 18ºC, Setúbal e Santarém aos 19ºC, e o Porto, Leiria, Coimbra e Viana do Castelo aos 17ºC.
Na quarta-feira, 10 de abril, é quando o tempo começa a melhorar em força. Vai haver uma "subida de temperatura, em especial da máxima", em todo o País e o céu estará "pouco nublado". Até ao fim de semana de 13 e 14 de abril, sábado e domingo respetivamente, os termómetros vão subir gradualmente – e será nesses dias em que o tempo vai piscar o olho ao verão, já que as temperaturas vão chegar aos 30ºC.