O ator de Licínio França morreu este sábado, 30 de janeiro. Tinha 67 anos. Licínio sofria de Alzheimer e estava internado num lar de idosos. A notícia da morte foi avançada através das redes sociais pela ex-mulher Noémia Costa, com quem esteve casado durante 22 anos, bem como pela filha Joana.

"Parte contigo uma parte de mim... A verdade é e será sempre nossa, pai, assim como o nosso amor. Quando o tempo chegar, peço a Deus que me permita voltar a abraçar-te sem tempo para contar o tempo do nosso abraço", escreveu Joana, filha do ator, numa fotografia na qual aparece ao lado do pai.

Essa mesma imagem foi usada pela ex-mulher e atriz Noémia Costa, para deixar uma mensagem não de despedida, mas um "até já". "Esta é a nossa filha, fruto de um amor maior de 22 anos. Que somente nós vivemos e mais ninguém. A nossa verdade é nossa é isso que vale. A nossa Joana honrou pai e irá honrar mãe, os princípios dela são enormes. Sei que era a tua/nossa menina sempre presente em verdade e honra. Vai em paz. Deus tratará do resto", escreveu a atriz.

Licínio França estrou-se como ator na versão portuguesa do musical "Annie", em 1983, e ao longo da carreira interpretou ainda várias personagens nos canais generalistas. É o caso da série "Sétimo Direito" (RTP, 1988) e de novelas bem conhecidas do público, como "Médico de Família" (SIC, 2000), "Inspector Max" (TVI, 2005) e "Floribella" (SIC, 2007).

A carreira de ator surgiu somente após se lançar na música como cantor. O seu primeiro single foi lançado em 1972 e Licínio chegou ainda a vencer o III Festival da Canção de Lisboa, com a canção "Lisboa Nunca Esquece", em 1989, como autor-compositor e intérprete conjuntamente com Noémia Costa.

Morreu o ator António Cordeiro. Tinha 61 anos
Morreu o ator António Cordeiro. Tinha 61 anos
Ver artigo

Nas redes sociais circulam várias homenagens ao ator, como é o caso de Carla Andrino.

Também a atriz Liliana Santos, através de uma história de Instagram, escreveu: "Estou incrédula... perdemos dois grandes atores no mesmo dia. Descansa em paz, Licínio". Recorde-se que também este sábado, 30, morreu o ator António Cordeiro, aos 61 anos.