![O criador dos filmes de terror](/assets/img/blank.png)
Este festival não é para quem se assusta facilmente, e promete juntar todos os nerds e amantes de filmes de terror num só lugar. Falamos do MOTELX, que vai já na 12.ª edição e que regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, entre 4 e 9 de setembro. No cartaz do evento estão confirmados não só algumas das figuras mais influentes do género de ficção, bem como alguns dos filmes mais esperados do ano — é o caso de "A Freira Maldita", cujo trailer foi retirado do YouTube por ser demasiado assustador.
Na sexta-feira, 24 de agosto, foram anunciadas mais dois nomes de peso e são eles Leigh Whannell ("Insidious — Insidioso") e Paco Plaza ("Verónica"), criadores e responsáveis por alguns dos filmes mais conhecidos de terror e suspense como "Saw" e "REC", respetivamente. À MAGG, a organização do evento adiantou que ambos os realizadores vão estar presentes no evento no penúltimo dia do MOTELX, a 8 de setembro.
Não ficou convencido? O criador de "Saw" vem ao festival apresentar o seu último trabalho chamado "Upgrade", um novo filme de terror onde a história acompanha a personagem principal num futuro distópico em que a tecnologia controla todos os aspetos da vida humana. Já não tem desculpa para não marcar presença no evento e perder a oportunidade de estar frente a frente, e talvez conhecer, duas mentes de dois dos vários projetos mais interessantes do género de ficção dos últimos anos.
A eles juntam-se também os franceses Pascal Laugier ("Mártires") e Xavier Gens ("Cold Skin"), que irão protagonizar uma palestra aberta acerca das características e peculiaridades do terror francês, com uma passagem por alguns dos filmes que ambos considerem mais importantes.
Além disso, e como já começa a ser característico do festival de terror, no MOTELX subirão ao palco as 12 curtas-metragens portuguesas que concorrem ao prémio de Melhor Curta de Terror. Pela primeira vez, estarão também duas longas metragens a competir pelo prémio de Melhor Longa de Terror Europeia.
Entre pequenas a longas produções, a organização garante que com a quantidade de filmes e atividades planeadas, o difícil vai ser conseguir aguentar as longas doses de sustos que estão preparadas. Mas porque não só de sustos e momentos de pânico se faz um bom serão no festival de filmes de terror mais conhecido de Lisboa, pode estar descansado que existirão também várias atividades para miúdos e adultos.
Pode aceder a toda a informação na página oficial do evento. Os bilhetes já estão à venda através do Ticketline, a plataforma de venda de bilhetes online, e variam entre 2 a 9 euros.