Depois de quarta-feira, 13 de dezembro, as temperaturas terem descido devido a um anticiclone, localizado a norte da Península Ibérica e que trouxe um tempo mais frio e seco, parece que as temperaturas (mínimas, pelo menos) vão continuar a descer no fim de semana que se inicia já este sábado, 16 de dezembro.

Mas temos uma boa notícia: apesar de poder haver períodos de "maior nebulosidade, com neblina ou nevoeiro", não vai haver chuva, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Ainda assim, é melhor apostar em roupa quentinha, porque registar-se-á uma pequena "descida de temperatura nas regiões norte e centro", bem como um "acentuado arrefecimento noturno" na generalidade do País.

Por isso, no sábado, 16, as temperaturas máximas não vão passar dos 17ºC, com os distritos de Faro, Beja, Setúbal e Braga a serem aqueles que apresentam os valores mais altos nos termómetros. Lisboa e Porto apresentam máximas um bocadinho mais baixas, fixando-se nos 15ºC e os 14ºC, respetivamente. Já as mínimas podem ser negativas, como acontecerá na Guarda (-2ºC) e em Vila Real e Bragança (-1ºC).

Não passe frio com estas 25 sugestões de casacos bem quentinhos (desde 29,99€)
Não passe frio com estas 25 sugestões de casacos bem quentinhos (desde 29,99€)
Ver artigo

No domingo, 17, o cenário não muda muito de figura. À semelhança do dia anterior, o céu continuará "pouco nublado ou limpo", havendo ainda a possibilidade de "formação de geada, em especial no interior norte e centro". O acentuado arrefecimento noturno também não muda, havendo ainda uma ligeira descida da temperatura mínima em alguns distritos, avança o IPMA.

Quanto às máximas, as mais altas do País continuarão a fixar-se nos 17ºC, como acontece nos distritos de Leiria e Braga. Lisboa continua nos 15ºC, tal como o Porto, que regista mais um grau que o dia anterior. As temperaturas mínimas vão continuar baixas na generalidade do País, como é o caso de Vila Real (-1ºC), Viseu, Braga e Bragança (0ºC).