Depois de ter fechado para obras no início de 2019, o Jardim Botânico Tropical, em Lisboa, reabre já no próximo sábado, 25 de janeiro. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 20 de janeiro, pela Universidade de Lisboa que preparou um programa de reabertura com música e várias atividades.

A festa começa às 11h40 de sábado com a receção aos convidados na entrada principal do jardim, seguindo-se da cerimónia oficial de inauguração e por uma visita guiada ao jardim, que sofreu uma intervenção paisagística e de património, conduzida pelo arquiteto Luís Paulo Ribeiro.

A abertura ao público está marcada para as 14 horas — tanto sábado como domingo — e a entrada é livre para todos os visitantes. Nessa altura, estão planeadas pelo menos duas exposições: a "Exposição do Mundo Português" e "Plantas na minha comida", organizadas por Margarida Magalhães Ramalho e Raquel Barata, respetivamente.

O banco de jardim que absorve a mesma quantidade de poluição que 275 árvores
O banco de jardim que absorve a mesma quantidade de poluição que 275 árvores
Ver artigo

No domingo há mais três exposições da autoria de César Garcia, Ana Godinho e Ana Luísa Soares entre as 11 horas e as 14h30. Às 15h30, no entanto, o jardim é de Manuel Ferreira que promete dar música a todos os visitantes com um concerto de guitarra portuguesa.

Mas porque nem só de concertos e exposições se faz a festa, Jardim Botânico Tropical assegura que durante todo o fim de semana vai haver um mercado com bancas de street food e castanhas assadas.