A britânica Which? voltou a divulgar o relatório anual que classifica as companhias aéreas com base na experiência de 6.500 passageiros. E, pelo quarto ano consecutivo, a low cost Ryanair ficou em último lugar na lista das companhias para fazer viagens de curta distância, organizada das melhores para as piores.

A entidade independente que testa produtos em nome do consumidor — uma espécie de DECO britânica, portanto —, divulgou os rankings das melhores e piores companhias aéreas para fazer viagens de curta e longa distância, escreve esta quinta-feira, 19 de dezembro, o jornal "Independent". Na mesma lista lista que colocou a Ryanair em último lugar, encontramos no topo a Aurigny, que conquistou cinco estrelas nos critérios de embarque, ambiente de cabine e atendimento ao cliente — ponto em que obteve uma classificação de 82%.

Segue-se a britânica Jet2 e a escandinava SAS. Em 11.º lugar encontra-se a portuguesa TAP, abaixo da low cost easyJet, em 9.º lugar. A inglesa British Airways ficou em 15.º, portanto no Top três das piores (em 2.º está a Vueling), o que representa uma enorme descida face aos resultados de há quatro anos, em que foi eleita a melhor companhia para viajar curtas distâncias.

20 perguntas que sempre quis fazer a um piloto de avião
20 perguntas que sempre quis fazer a um piloto de avião
Ver artigo

Muitos dos passageiros que voaram com a Ryanair em 2019 atribuíram à companhia a pontuação mais baixa em todas as categorias, o que inclui atendimento ao cliente, embarque e experiência na cabine. 

A American Airlines também teve maus resultados, surgindo também no final da lista.

Na lista das melhores companhias para fazer viagens de longo curso, o primeiro lugar é ocupado pela Singapore Airlines, que conseguiu um índice de satisfação de 88%, com as quatro e cinco estrelas a dominarem os critérios.

Conheça as listas completas.

Companhias para viagens de curta distância, do melhor para o pior

1.º Aurigny
2 .º  Jet2
3.º  SAS
4.º Aer Lingus
5.º Swiss
6.º Norwegian
7.º Lufthansa
8.º Eurowings
9.º EasyJet
10.º KLM
11.º Tap Portugal
12.º Flybe
13.º Tui Airways
14.º Wizz Air
15.º British Airways
16.º Vueling Airlines
17.º Ryanair

Companhias para viagens de longa distância, do melhor para o pior

1.º Singapore Airlines
2.º Qatar Airways
3.º Emirates
4.º Virgin Atlantic
5.º KLM
6.º Air Transat
7.º Thai Airways
8.º Delta Airlines
9.º Tui Airways
10.º Qantas
11.º United Airlines
12.º Air Canada
13.º Etihad Airways
14.º British Airways
15.º American Airlines

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.