Uma viagem de São Francisco, no estado norte-americano da Califórnia, para Lisboa, surpreendeu os passageiros e também a tripulação. Com vista privilegiada do cockpit, os pilotos da TAP tiveram a oportunidade de filmar um momento raro no trajeto europeu, que encheu o céu de ondas verdes e brilhantes durante alguns minutos.

É possível ver, no vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter) da companhia aérea portuguesa, a formação de uma aurora boreal e a maneira como esta ganha vida em poucos segundos. “Quando tens o melhor lugar no avião e a melhor vista do voo”, lê-se na publicação. O vídeo foi partilhado pela primeira vez na página de Youtube Best Airplane Seat a 17 de outubro.

No entanto, já não é a primeira vez que uma aurora boreal aparece nos céus europeus e, principalmente, portugueses. Nos últimos dias estes fenómenos têm sido tema de conversa por cá, pois também na madrugada de segunda-feira, 6 de novembro, foi possível avistar uma aurora boreal no céu na Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, segundo o site “Notícias ao Minuto”.

Também nas redes sociais, Miguel Marques, um astrofotógrafo profissional, partilhou as imagens do fenómeno raro. "Auroras boreais. É um tema que nos remete logo para os países nórdicos e frios, mas e se partilharmos convosco que ontem à noite conseguimos captar uma? Sim, sim, aqui em Portugal, mais concretamente na Figueira da Foz.  Ténue e um pouco envergonhada atrás das nuvens, mas aquele tom rosado não engana ninguém", lê-se na descrição.

O fenómeno, que acontece com mais frequência na região polar norte, como na Islândia, Noruega, Suécia ou Finlândia, é descrito como a iluminação intensa das camadas superiores da atmosfera, produzida pelos efeitos das partículas eletrizadas resultantes da atividade do Sol, segundo o Dicionário Porto Editora.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.