Se ainda não tinhas as mantas, os casacões e os cachecóis prontos, talvez esteja na altura de os ir buscar. Sim, os últimos dias foram frios, mas acredite: o inverno está prestes a mostrar a força que tem e as temperaturas vão descer (e bem) esta semana, que se inicia esta segunda-feira, 23 de janeiro.

Até agora, eram apenas três os distritos que estavam abrangidos pelo aviso amarelo, graças aos valores extremamente baixos das temperaturas mínimas, sendo estes Bragança, Guarda e Vila Real, que no domingo, 22, oscilaram entre os 0ºC e os -3ºC, devido a uma "descida acentuada". A partir da madrugada desta segunda-feira, 23, junta-se todo o território de Portugal de continental, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Espreite estes 15 casacos bem quentinhos e com descontos (a partir dos 24,99€ )
Espreite estes 15 casacos bem quentinhos e com descontos (a partir dos 24,99€ )
Ver artigo

As temperaturas vão continua a descer, mas de forma "ligeira", a partir do primeiro dia útil da semana. As mínimas no Porto e em Lisboa, por exemplo, cairão para os 4ºC e 5ºC graus, respetivamente, esta segunda-feira, descendo um grau em ambos os distritos no dia seguinte.

Os distritos mais frios continuarão a ser Guarda e Bragança, cujas mínimas vão rondas os -4ºC em ambos os dias da semana. Contudo, na terça-feira, 24, as temperaturas mínimas negativas estendem-se a mais alguns distritos, como é o caso de Leiria e Viseu, com -1ºC, e Braga, com -2ºC, segundo o boletim do IPMA. Quanto às máximas, estas vão oscilar entre os 13ºC e os 15ºC, com Faro a registar sempre as temperaturas mais elevadas.

Se está a perguntar-se de onde é que vem todo este frio, nós dizemos-lhe: é tudo por causa de um anticiclone localizado no norte da Europa, que se estende “em crista até ao Atlântico” e "transportará uma massa de ar frio continental para a Península Ibérica", diz o IPMA em comunicado, citado pela "CNN Portugal". Esta "descida acentuada dos valores de temperatura até segunda-feira, dia 23", vai manter-se "sem alterações significativas até ao final da semana", e prevê-se formação de geada.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.