Prepare o guarda chuva e os casacos para sair de casa, pois o sol desapareceu e deu lugar ao mau tempo. Esta quarta-feira, 25 de novembro, há nove distritos de Portugal continental sob aviso amarelo.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se aguaceiros, por vezes fortes e com granizo, e ainda trovoadas que irão afetar os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Portalegre, estando os mesmos sob aviso amarelo até às 15h de hoje.
Faro, Beja e Setúbal poderão ainda ser afetados por ventos fortes com rajadas até 80 quilómetros por hora. A costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo estão também sob aviso laranja devido à agitação marítima. Para estas regiões prevê-se ondas com 5 a 6 metros, podendo as mesmas atingir a altura máxima de 10 a 12 metros. O aviso laranja estará em vigor até às 12h, passando depois a amarelo até às 18h de sexta-feira, avança o jornal "Expresso".
Ao longo da semana prevê-se também uma descida das temperatura máximas. Esta quarta-feira a temperatura mais elevada regista-se no Algarve onde o termómetro pode chegar aos 17ºC. A temperatura mínima mais baixa de Portugal continental regista-se na Guarda ( 5ºC) e em Lisboa o termómetro vai andar entre os 9ºC e os 15ºC de máxima.
Para quinta-feira, 26 de novembro, prevê-se uma descida de aguaceiros de norte a sul do País e as temperaturas máximas irão aumentar na maioria dos distritos. Quanto a sexta-feira, 27, apenas o Algarve e ilhas registam aguaceiros, estando o resto do País com céu nublado.