Inicialmente, Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, foi deixado de fora dos debates por todos os canais generalistas. Mas depois de a exclusão do candidato às eleições presidenciais dos debates ter gerado polémica, a RTP mostra-se agora disponível a alterar a grelha de modo a que Tino de Rans, presidente do partido Reagir, Incluir, Reciclar (RIR), faça parte dos debates que deverão acontecer em pré-campanha eleitoral.

Caso mais nenhuma estação televisiva recue no modelo de debates, a RTP assume a participação do presidente do RIR, o que implica mais seis debates frente-a-frente, logo, a grelha do canal público passa de 15 para 21 debates, avançou o canal ao jornal "Público". A decisão da RTP será confirmada oficialmente esta terça-feira, 29 de dezembro.

Marcelo Rebelo de Sousa à frente nas intenções de voto (à esquerda e à direita)
Marcelo Rebelo de Sousa à frente nas intenções de voto (à esquerda e à direita)
Ver artigo

O compromisso para incluir o candidato foi assumido pelo diretor de informação da RTP, António José Teixeira, que além de justificar o recuo com o direito de igualdade de oportunidades para todos os candidatos, diz que a RTP "em circunstância alguma, deixará de marcar a diferença, pela positiva, no alargamento do debate público”.

Já a SIC, mostrou querer seguir com o mesmo planeamento e alega que o presidente do RIR não foi incluído na grelha porque na altura do agendamento dos debates alguns candidatos ainda não tinham oficializado as candidaturas junto do Tribunal Constitucional, prevalecendo como critério o resultado das sondagens. Além disso, o diretor de informação da SIC, Ricardo Costa, diz que “na opinião da SIC, não há condições nem razões para alterar o modelo”.

Ricardo Costa aponta ainda como razão para não ter incluído Vitorino Silva o “princípio” de que nenhum candidato deveria fazer mais do que um debate por dia e que nenhuma televisão deveria ter mais de um debate por dia.

Ainda assim, sabe-se que a estação de Paço de Arcos tem intenção de aumentar a exposição de Tino de Rans noutras iniciativas, "nomeadamente mais debates, entrevistas ou reportagens”, revela o "Público". Já a TVI, não se pronunciou sobre o assunto até ao momento.

Presidenciais. Rui Moreira e autarcas preocupados com voto em casa e antecipado
Presidenciais. Rui Moreira e autarcas preocupados com voto em casa e antecipado
Ver artigo

Antes de entrar no novo ano, a RTP tem planeadas duas entrevistas aos candidatos à Presidência da República. Para esta terça-feira, 29, está marcada a entrevista ao atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e dois dias depois, a 31 de dezembro, será Tino de Rans (Vitorino Silva) a ser entrevistado pelo jornalista João Adelino Faria. Ambas as entrevistas decorrem a seguir ao Telejornal.

Os debates na RTP com os candidatos à Presidência da República vão começar a 12 de janeiro, a partir das 22h, com moderação do jornalista Carlos Daniel.