Setembro está oficialmente a chegar. É já no próximo domingo que o mês do outono começa (apesar de ser só no final) para trazer o tempo mais ameno e o fresco ao final do dia, mas não se preocupe: por agora, os dias também continuarão ensolarados, com as temperaturas ainda nos números certos para poder ir passear até à praia ou tomar os últimos (ou os primeiros, quiçá) banhos de sol.

Ao domingo, vá ao brunch com barbecue neste hotel (onde até pode dar uns mergulhos na piscina)
Ao domingo, vá ao brunch com barbecue neste hotel (onde até pode dar uns mergulhos na piscina)
Ver artigo

Este fim de semana, 31 de agosto e 1 de setembro, pode contar com isso mesmo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o último dia do mês de agosto vai ficar marcado pelas temperaturas mais altas no centro e no sul do País, com Évora a ser distrito com mais calor com o termómetro a chegar aos 34ºC. Beja, Portalegre, Castelo Branco, Setúbal e Santarém também vão chegar aos 30ºC, enquanto que Lisboa terá de máxima 28ºC. No entanto, de Leiria para cima, apenas Viseu, Vila Real e Bragança terão temperaturas mais altas, uma vez que o resto do norte do País terá de máxima 26ºC. O Porto, terá temperaturas entre os 16ºC e os 23ºC.

Ainda assim, a previsão é que o céu esteja nublado em todo o País, uma vez que o interior, o norte e o sul vão estar cobertos por nuvens altas e o litoral com o céu parcialmente nublado durante a manhã. Já as ilhas vão também contar com nuvens, mas o Arquipélago dos Açores vai estar sob aviso amarelo devido à possibilidade de forte precipitação. De temperaturas, tanto a Madeira como os Açores vão ter de mínima 21ºC e de máxima 28ºC.

Domingo, 1 de setembro, as temperaturas continuam as mesmas, mas o céu já não estará tão nublado (é possível que aconteça no início da manhã), o que fará com que o calor se sinta mais. Évora continuará a ser o distrito de mais calor, com 33ºC, sendo que a temperatura em Castelo Branco também subirá até aos 33ºC, e Faro, Beja, Setúbal, Portalegre, Santarém e Bragança são os restantes distritos que chegarão os 30ºC.

O norte, como já é habitual, não terá temperaturas tão altas como o resto do País, sendo que a mais alta são 27ºC em Braga. A Invicta contará com temperaturas entre os 16ºC e os 23ºC, e Viana do Castelo é onde se sentirá mais frio, com oscilações entre os 15ºC e os 22ºC. Já Lisboa terá de máxima 27ºC, e as ilhas vão continuar com as mesmas temperaturas e os mesmos avisos de sábado.