A cadeia de supermercados espanhola Mercadona é, segundo o mais recente inquérito da Deco Proteste, a favorita dos portugueses. A organização de defesa do consumidor revelou esta segunda-feira, 29 de novembro, quais os supermercados preferidos dos consumidores e a Mercadona ficou no topo da lista.

A cadeia de supermercados espanhola, que chegou a Portugal em julho de 2019, conta com 27 lojas físicas e está presente apenas nos distritos de Aveiro, Porto e Braga (embora a abertura de lojas na região da Grande Lisboa esteja prevista para 2022).

A Mercadona quer por Portugal a comer amendoim sem ser num pires ao lado dos tremoços
A Mercadona quer por Portugal a comer amendoim sem ser num pires ao lado dos tremoços
Ver artigo

Segundo adianta a Deco Proteste, as razões que levam à escolha de uma marca em detrimento da outra variam. "Para 37%, contam sobretudo questões práticas, como a proximidade do emprego ou de casa. Apenas 16% mencionaram os bons preços praticados pela loja e 9% as promoções ou os descontos. A cadeia Mercadona é a única onde a qualidade dos produtos é o fator que mais pesa na escolha do supermercado", lê-se no site da organização de defesa do consumidor.

No que toca a lojas físicas, o inquérito da Deco Proteste, realizado em julho passado e ao qual responderam 5008 subscritores, revelou que, no topo das preferências, estão El Corte Inglés, Auchan, Aldi e Lidl, com um índice de satisfação acima dos 7,9. No fundo da tabela, ficam Minipreço (6,9), Continente Modelo da Madeira (6,6) e Pingo Doce da Madeira (6,5).

Já no campo das compras online, o Minipreço é o que conquista maior índice de satisfação (7,7), seguido, de muito perto, pelo Pingo Doce e pelo El Corte Inglés. No fundo da tabela estão Continente (6,9) e Intermarché (6,8).

72% nunca fizeram compras em supermercados online

O inquérito anual da Deco Proteste revelou ainda outros dados sobre os hábitos de consumo dos portugueses no que toca a cadeias de supermercado. Por exemplo, 72% dos inquiridos nunca fez este tipo de compras online. 67% paga com cartão de débito. Mais de metade (57%) vai ao supermercado uma ou duas vezes por semana e 51% visita o mesmo supermercado mais de três vezes por mês.

O supermercado favorito dos inquiridos para comprar produtos para a casa é o Continente (53%). A marca do grupo Sonae lidera ainda no que toca à compra de detergentes (71%), produtos de higiene (65%), azeite, massa e arroz (72%), congelados (69%) e refrigerantes (56%). O Lidl é o preferido para comprar pão (54%) e o Pingo Doce o local de eleição para comprar fruta fresca e vegetais (72%). Já no que toca a mercearias (enlatados, bolachas, conservas), a Mercadona lidera as preferências, com 60%.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.