Prepare os agasalhos, porque, a partir desta quarta-feira, 13 de novembro, as temperaturas vão descer (e bem). Se esta terça-feira, 12, as máximas estão compreendidas entre os 12ºC, registados na Guarda, e os 22ºC, como acontece em Faro e Setúbal, o cenário vai ser bem diferente a partir dos dias seguintes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Se quisermos ser sucintos, é o seguinte: as temperaturas verdadeiramente outonais chegaram. Vai haver uma "descida de temperatura, em especial da máxima", mas não só – a descida dos termómetros vem acompanhada de "aguaceiros, mais prováveis no interior norte e centro", bem como de trovoada.
Dito isto, na quarta-feira, 13, os termómetros de todo o País não vão chegar aos 20ºC sequer. As máximas vão fixar-se entre os 7ºC, como acontece na Guarda, e os 18ºC, que se farão sentir em Faro. Lisboa ficar-se-á pelos 15ºC, Setúbal pelos 17ºC e o Porto pelos 16ºC. Já as mínimas vão de 1ºC a 11ºC.
Na quinta-feira, 14, o cenário não muda muito de figura. A chuva vai espalhar-se pela generalidade do País, à exceção de distritos como Viana do Castelo e Braga, que vão contar apenas com céu nublado. No que diz respeito às temperaturas, estas vão subir ligeiramente, com alguns distritos a fixarem-se nos 20ºC, como é o caso de Viana do Castelo, Porto e Viseu – e Braga vai mesmo chegar aos 21ºC.
A capital vai permanecer nos 15ºC, enquanto Setúbal regista 1ºC de aumento relativamente ao dia anterior, fixando-se nos 18ºC. Quanto às mínimas, estas também vão estar ligeiramente mais altas. A Guarda, o distrito em que estas vão ser mais reduzidas, vai contar com 2ºC, e os termómetros vão parar nos 10ºC, como acontece em Faro e no Porto.