O calor não anda a querer dar tréguas – e se achava que as temperaturas estavam altas, vá-se preparando para sexta-feira, 9 agosto. É a partir desse dia que os termómetros da generalidade do País vão subir, uma vez que cinco distritos do interior norte e centro de Portugal estarão sob aviso laranja e outros 10 sob aviso amarelo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real e Castelo Branco serão os distritos que serão contemplados com o segundo aviso mais grave, que estará em vigor das 9 horas de sexta-feira e as 5 horas da manhã de sábado, 10 de agosto. O mesmo se aplica ao aviso amarelo, que se vai fazer sentir em Évora, Porto, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Beja, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga.

Na sexta-feira, estão previstos 39ºC para Bragança e Castelo Branco, 36ºC para Viseu 35ºC para a Guarda e 38ºC para Vila Real. No sábado, o cenário não muda muito de figura, sendo que em Bragança e na Guarda as temperaturas permanecem as mesmas, mas podem chegar a ascender aos 40ºC no caso de Vila Real e Castelo Branco. Já Viseu deverá ficar-se pelos 37ºC.

Prepare o protetor solar. Agosto traz calor abrasador (e os termómetros vão roçar os 40ºC)
Prepare o protetor solar. Agosto traz calor abrasador (e os termómetros vão roçar os 40ºC)
Ver artigo

Em Lisboa, as temperaturas também vão ser superiores a 30ºC. Na sexta-feira, prevê-se que se registem 31ºC, com um aumento de 3ºC para o dia seguinte. Já os distritos que vão estar ao abrigo do aviso amarelo vão ter temperaturas compreendidas entre os 31ºC e os 38ºC, de acordo com o IPMA.

A partir desta quarta-feira, 7 de agosto, já há 11 distritos com aviso amarelo, dos quais se excluem Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro. Na quinta-feira, 8, esta continuará a ser a realidade do País – e, na sexta-feira, os únicos que se escapam a qualquer aviso meteorológico são Faro, Lisboa e Leiria.