O verão parece estar a despedir-se, já que há 16 distritos com aviso amarelo devido à chuva forte, trovoada e granizo esta sexta-feira, 8 de setembro. No sábado, 9, a situação melhora um pouco, mas alguns distritos continuam sob aviso amarelo. Já no domingo, 10, nenhum está sob alerta, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). As temperaturas continuarão amenas.
Esta sexta-feira, 8, Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso amarelo entre as 12 horas e as 18 horas, Viana do Castelo, Braga e Porto entre as 15 horas e as 18 horas e Beja e Faro entre as 12 horas e as 21 horas.
Haverá períodos de céu muito nublado, “aguaceiros a partir do fim da manhã, que podem ser fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões norte e centro”. As temperaturas máximas vão oscilar entre os 24ºC e os 30ºC e as mínimas entre 14ºC e os 18ºC.
No sábado, 9 de setembro, Beja e Faro deixam de estar sob aviso amarelo. Haverá “períodos de céu muito nublado”, aguaceiros, por vezes fortes, em todo o País, que podem ser acompanhados por granizo e trovoada e uma pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões norte e centro.
As temperaturas vão oscilar entre os 14ºC em Bragança e os 27ºC em Évora. O Porto vai ter como máxima 23ºC e mínima de 16ºC, e Lisboa terá temperatura máxima de 24ºC e como temperatura mínima 18ºC.
No domingo, 10 de setembro, a situação parece melhorar em todo o País, já que nenhum distrito se encontra sob aviso amarelo e a chuva vai dar tréguas em alguns deles. Continuará a haver períodos de céu muito nublado, com “aguaceiros, em especial no interior fortes das regiões norte e centro, podendo ser pontualmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada”.
As temperaturas vão oscilar entre os 12ºC de Bragança e os 29ºC de Beja. No Porto, a temperatura máxima será de 23ºC e a mínima de 16ºC e, em Lisboa, a temperatura máxima será de 24ºC e a mínima de 18ºC.