A chuva não tem dado tréguas nos últimos dias, nomeadamente com a tempestade Nelson, e a dúvida que se impõe é até quando é que o tempo vai estar assim. Parece que, esta semana, vai haver um dia de autêntico verão, mas vai ser sol de pouca dura, já que a chuva volta no fim de semana.
Na quarta-feira, 3 de abril, o céu vai estar “em geral muito nublado”, diminuindo de nebulosidade de forma gradual no sul do País a partir do meio da manhã e no interior norte e centro a partir da tarde. Nas regiões norte e centro, e especialmente a partir da tarde, haverá aguaceiros fracos e o vento vai estar temporariamente forte no litoral e terras altas.
Além disso, haverá “neblina ou nevoeiro matinal” e a temperatura, especialmente a máxima, vai subir. Em Portugal continental, os termómetros vão marcar entre 7ºC em Bragança e Vila Real e 22ºC em Santarém. No Porto, a máxima é de 18ºC e a mínima de 13ºC e, em Lisboa, a máxima é de 19ºC e a mínima de 12ºC, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Na quinta-feira, 4, haverá “períodos de céu muito nublado”, com nuvens altas, principalmente no Minho e Douro Litoral. Nestas regiões, principalmente a partir da tarde, há a possibilidade de ocorrência de chuva fraca. A “neblina ou nevoeiro matinal” vai continuar e, desta vez, a temperatura mínima vai descer ligeiramente.
Neste dia, os termómetros vão oscilar entre os 3ºC em Bragança e os 23ºC em Santarém, Beja e Évora. No Porto, a máxima é de 19ºC e a mínima de 11ºC e, em Lisboa, a máxima é de 20ºC e a mínima de 12ºC.
Na sexta-feira, 5, o céu vai continuar “em geral muito nublado” e pode chover no Minho e Douro Litoral. Há ainda a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal” e a temperatura máxima vai subir ligeiramente.
Segundo o “Observador”, a subida dos termómetros vai acontecer de forma gradual a partir de quarta-feira, mas o dia mais quente será a sexta-feira, com os termómetros a chegarem aos 25ºC e 26ºC no interior centro e sul, aos 23ºC e 24ºC em várias cidades do litoral e aos 20ºC na Guarda, Vila Real ou Viseu. Já as mínimas vão rondar os 6ºC no interior e os 12ºC no litoral. Com esta massa de ar quente que vai chegar a Portugal, também devem vir novamente as poeiras do deserto.
Contudo, no fim de semana, um anticiclone traz mais chuva e nenhum distrito do continente vai escapar, sendo que está previsto chover de sábado a terça-feira, 6 a 9 de abril. Apesar disso, as temperaturas não vão baixar muito, com as máximas a manterem-se entre os 16ºC e os 17ºC.
Além disso, segundo as indicações atuais, a segunda metade do mês de abril vai ser mais quente do que o normal para esta época do ano e com menos chuva. Contudo, não se vai assemelhar ao final do mês em 2023, em que era autêntico verão e os termómetros chegaram aos 30ºC.