O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai estar em Portugal na próxima semana, diz o "Observador". A notícia da deslocação do chefe de Estado foi avançada pela SIC Notícias, que diz que este deverá rumar até à capital portuguesa, embora as datas não tenham sido divulgadas numa primeira instância.
Além disso, o canal de notícias de Paço de Arcos avança ainda que o presidente ucraniano vai estar também em Espanha. É no país vizinho onde deverá assinar um acordo bilateral de segurança, com o objetivo de garantir apoio militar a Kiev a médio prazo. Em Lisboa, prevê-se que possa fazer o mesmo.
Este pacto tem como objetivo garantir o apoio espanhol à Ucrânia, que vai do envio de material militar para o país à formação de militares ucranianos, diz o "Expresso". Os detalhes do acordo foram alinhavados na sequência de uma chamada telefónica, levada a cabo na terça-feira, 7 de maio, depois de um período de negociações que decorria desde março.
Esta será a primeira visita do presidente da Ucrânia a território português desde o início do conflito armado contra a Rússia, que começou em fevereiro de 2022. Em setembro do ano passado, chegou a estar prevista uma visita de Zelensky a Portugal, que acabou por ser adiada.
Quem já esteve em Portugal foi Olena Zelenska, a primeira-dama ucraniana. A visita da mulher de Volodymyr Zelensky aconteceu em novembro de 2022, quando visitou a SOS Ucrânia, em Cascais, que acolhe os seus compatriotas, que se viram obrigados a fugir da guerra na Ucrânia.