Fica no Cais de Gaia e, por isso, a localização e mais do que privilegiada. Ao longo da famosa área de caves de vinho do Porto, e com a cidade e o Rio Douro como cenário de fundo, o projecto World of Wine irá fazer desta zona histórica do Porto o espaço onde todos vão querer ir. Principalmente os que adoram vinho.
Este complexo ao ar livre foi desenhado em torno de uma praça central e erguido sobre os renovados armazéns do grupo Taylor’s. Esta área vai funcionar como uma escola de vinhos, seis museus, nove restaurantes, bares e espaço para eventos e exposições. Aquele que é considerado como um dos maiores projectos de turismo na Europa este ano, coloca o Porto num lugar primordial como destino cultural, em que a cidade e a sua história merecem especial atenção.
Este projecto foi pensado e desenvolvido ao longo dos últimos 5 anos pela Fladgate Partnership (grupo que possui negócios nas área do Vinho do Porto e do turismo) e representa um investimento de 105 milhões de euros na cidade do norte. A ambição é grande e a sua missão também: dar a conhecer a cultura local e as tradições da região através do vinho, da gastronomia e da história. Adrian Bridge, CEO do grupo, destaca que “o objetivo é reforçar a oferta cultural e museológica, proporcionando bons motivos para viver a cidade e para destacar o potencial da região”.
As diferentes experiências museológicas deste espaço abordam temas relacionados com o vinho e com as indústrias a ele associadas, como a cortiça, a história do vinho, a região do Porto, a moda e o design.
Com espaços amplos exteriores, a estrutura do WoW facilita o distanciamento social e os organizadores garantem estar prontos para um mundo pós-pandemia. Postos de higienização, sistema de filtragem de ar condicionado, portas automáticas, torniquetes para acesso aos museus e experiências, e capacidade limitada nos restaurantes são algumas das medidas que o projecto está a implementar para que este seja um espaço seguro e responsável.
O acesso ao quarteirão é totalmente livre. No entanto, se quiser visitar os museus é necessária a compra de bilhete. A partir de 15€/experiência há diferentes opções de preços disponíveis consoante o seu gosto pessoal, podendo optar por visitas individuais, pacotes de experiências e visitas em grupo. O World of Wine fica na Rua do Choupelo, em Gaia, e está aberto de segunda a sexta-feira das 11h00 às 19h00, e sábados e domingos das 9h00 às 19h00. Para reservas pode ligar para o 22 012 1200 ou visitar o site online.
Veja aqui algumas das experiências a não perder nesta zona junto ao Douro a visitar.
Wine Experience
Aqui o vinho português em geral, e não só o Vinho do Porto, tem direito a um espaço próprio, no qual é contada a história das diferentes regiões vinícolas do continente e das ilhas.
The Chocolate Story
Este espaço inclui uma fábrica de chocolate onde é possível que os visitantes assistam aos “processos da transformação das sementes de cacau em chocolate” e onde é explicada “a importância histórica de Portugal na distribuição de cacau”. Aqui também são organizadas provas de chocolate e diferentes workshops.
Planet Cork
Uma das atrações principais neste museu da cortiça é uma réplica de um enorme sobreiro que pretende prestar tributo a esta indústria em que Portugal assume um lugar de destaque como produtor e fornecedor de materiais em cortiça.
The Bridge Collection
Neste museu, os visitantes são transportados para uma viagem arqueológica de 9,000 anos e onde se conhece a evolução da civilização através do ritual da bebida. Trata-se de uma coleção privada da família de Adrian Bridge com mais de 1.500 copos e taças e onde é possível recuar até ao ano 7000 a.C, desde a Grécia Antiga até à actualidade.
Porto Region across the Ages
É no museu da Região do Porto, espaço dedicado à história e desenvolvimento da cidade, que os visitantes podem ficar a conhecer os detalhes do caráter da cidade e do seus habitantes através de uma série de experiências interactivas . Acontecimentos como os Descobrimentos, as Invasões Francesas, a Guerra Civil ou a Revolução Industrial são todos abordados neste museu.
Porto Fashion & Fabric Museum
A abertura do Porto Fashion & Fabric Museum tem data prevista para Novembro de 2020 e pretende ser uma experiência dedicada ao sector têxtil e à importância desta indústria no norte português. Os visitantes terão a oportunidade de acompanhar a criação de uma peça passo-a-passo, bem como ficar a conhecer a história da moda, do calçado e da joalharia portugueses e da arte da filigrana dos anos 1980 até ao presente.