O número de vegans em Portugal não para de aumentar. Seja por preocupações ambientais, ou por questões éticas, são cada vez mais as pessoas que, além de cortarem no consumo de carne, levam essa opção a outros setores do dia a dia, banindo tudo o que envolva o uso de produtos de origem animal.
A estética é um desses setores e as marcas, atentas a isso, lançam cada vez mais produtos sem testes em animais ou ingredientes que vão contra esta ética.
A MAGG fez um apanhado de algumas marcas que são vendidas em lojas físicas portuguesas, e que têm produtos vegan. Mas, antes de as enumerarmos, temos que responder a uma pergunta. Como podemos ter a certeza que um produto é mesmo vegan? Uma das melhores formas de garantir isso é analisar os rótulos dos produtos. Temos o coelho da PETA, que usualmente significa “cruelty free”, mas também existe um selo com um girassol, da Vegan Society, ou ainda o coração da Vegan Action. Depois desta explicação, cá vamos nós.
1. KVD Vegan Beauty
Tudo começou em 2008 com o lançamento de quatro batons. Desde ai, a marca já se expandiu a 36 países e já ganhou mais de 60 prémios. A marca foi reformulada em 2016 para 100% vegan. KVD Vegan Beauty quer provar que um alto desempenho "pode e deve" coexistir com beleza vegan e cruelty free, tal como é indicado no website.
2. Milk
A Milk Makeup foi lançada em fevereiro de 2016. Os produtos da marca não têm parabenos, são 100% vegan e cruelty free, sempre com uma embalagem minimalista, simples e de fácil aplicação. Isso atrai um grande número de clientes para a marca. Ganhou mais atenção quando lançou um rímel com infusão de óleo de cannabis, o rímel KUSH.
3. Too Faced
Criada nos anos 90, depois dos criadores da marca se sentirem angustiados com o estado sério da indústria de cosméticos, e inspirados no amor a Paris, na feminilidade e no poder transformador dos cosméticos. Hoje, a Too Faced é líder na indústria da beleza, criando cosméticos inovadores e cruelty free. Embora nem todos os seus produtos sejam vegan, eles têm uma grande variedade nesta área, que oferece algo para todos, com tons e soluções para todas as peles.
4. KIKO Milano
A marca italiana de cosmética surgiu em 1997. Para além da linha de maquilhagem, tem produtos para tratamentos de rosto e corpo. Em 2019 apresentou uma nova coleção de maquilhagem vegan. A “New Green Me” tem o objetivo de realçar a beleza natural das mulheres, dando um look suave. Mais de 90% da linha é feita com matérias-primas naturais. Além disso, e não menos importante, as embalagens dos produtos são recicláveis.
5. Lush
Fundada em 1995, a Lush é uma loja de cosméticos que nasceu no Reino Unido. Produz e vende cremes, sabonetes, champôs, gel para banho, loções, esfoliantes, máscaras e outros cosméticos para o rosto, cabelo e corpo usando apenas receitas vegetarianas, 85% das quais também são vegan. Embora o seu foco não seja maquilhagem, têm uma grande variação de produtos de cosmética, muitos deles feitos sem crueldade.
6. O Boticário
Boticário era a antiga denominação de "farmacêutico”. Abriu as portas em 1977 no estado do Paraná, Brasil. Em 1986, apareceu a sua primeira loja em Portugal no Centro Comercial das Amoreiras. Nativa Spa Quinoa é a linha completamente vegan da marca. A gama tem desde uma loção corporal, a um sabonete em barra, além de produtos para o cabelo.
7. One. Two. Free!
A One.Two.Free!, uma marca de tratamento de pele, foi desenvolvida e concebida de acordo com produtos sem parabenos, sem silicones, sem sulfatos nem óleos minerais. Além de serem cruelty free, a marca de tratamento de pele é totalmente vegan. Para complementar essa ideia, as embalagens dos produtos são sustentáveis e quase totalmente recicláveis.
8. Origins
Origins é uma marca também direcionada para o tratamento da pele, embora também tenha maquilhagem, dedicada ao bem-estar dos clientes e do planeta. Concentram-se em pesquisar e avaliar alternativas naturais e não tóxicas para a pele e esforçam-se para cuidar da Terra, usando processos de fabricação que ajudam a reduzir o impacto no meio ambiente.
Para terminar a lista, vamos falar de mais uma marca praticamente 100% vegan. Esta é portuguesa.
9. Organii
Fundada por duas irmãs, Cátia e Rita Curica, a Organii foi a primeira empresa portuguesa especializada em cosmética biológica. Desde crianças que as irmãs desenvolviam várias alergias de pele. Com esperança de encontrar produtos cosméticos mais benéficos para as peles sensíves, descobrem os cosméticos biológicos noutros países. Ao utilizarem os produtos, perceberam que o problema de pele estava relacionado com os ingredientes químicos e sintéticos dos outros cosméticos. Em vez de continuarem a importar, decidiram criar uma marca original. Assim nasceu Organii, uma marca marca cruelty free e maioritariamente vegan.
Para além destas marcas com produtos vegan, que podem ser adquiridas em lojas físicas em Portugal, tal como a Sephora ou a Douglas, temos também duas plataformas online portuguesas que vendem principalmente marcas de cosmética vegan, com produtos que são predominantemente estrangeiros. Falamos da Green Goji e da The Green Beauty Concept.