Que atire a primeira pedra quem não gosta de se ver com um look polido, pestanas maravilhosas, pele lisa, maçãs do rosto com o toque perfeito de cor e batom irrepreensível. Mas e agora tempo e jeito para fazer isto nas manhãs mais apressadas? Pois, essa é toda uma outra questão.
No entanto, quem mais sabe tem sempre um trunfo na manga, e foi justamente por essas dicas preciosas que puxámos em conversa com Sofia Cunha, formadora da Lancôme Portugal. A profissional — responsável não só pelo eixo de maquilhagem da marca francesa que pertence ao grupo L'Oréal, mas também pelo de skincare e fragrâncias — revelou à MAGG cinco dos seus truques preferidos para um visual impecável em menos do que nada.
"É a maquilhagem da preguiça, para quando não há mesmo tempo", diz Sofia Cunha, que tem dicas para evidenciar rosto, olhos e boca.
Espreite os cinco truques da profissional.
1. O bronzer é o nosso melhor amigo
"Utilizar o pó bronzeador como blush é um ótimo truque. Ou seja, fazemos logo o contorno do rosto, damos um ar mais luminoso e realçado, ao mesmo tempo que contornamos", diz Sofia Cunha, que salienta que a melhor forma é desenhar um 3 na cara com o pincel, começando no meio da testa, indo às maçãs do rosto e terminando o queixo (primeiro num sentido e depois no oposto, como um 3 inverso).
2. Lápis colorido nos olhos
Calma, ainda não enlouquecemos e garantimos que isto funciona. "Utilizar risco nos olhos como sendo um efeito wow na maquilhagem é a dica da preguiça máxima", garante Sofia Cunha.
"É super fácil. Basicamente, a única coisa que precisamos é de ter um lápis colorido, fazer delineado à volta dos olhos em cima e em baixo, e nem tem de ficar certo porque a seguir vamos esfumar com o dedo, com um cotonete ou com um pincel. Esfumamos ligeiramente o lápis e podemos usar um azul, verde, roxo. Conseguimos uma ilusão de um olho esfumado em três segundos, e podemos realçar de seguida com uma máscara de pestanas de volume", salienta a formadora da Lancôme.
3. Não tenha medo de usar batons fortes
"Para aqueles dias de pressa, um batom forte faz um look", diz Sofia Cunha. "Um bom batom encarnado que vá ao encontro do vosso subtom, um tom mais frio ou quente, um rosa choque, um laranja. O que interessa é que seja uma cor forte porque causa mais impacto, e de preferência numa formulação mate. Aplicado na perfeição, com uma máscara de pestanas, fica o look feito."
4. Passar o lápis nos lábios depois do batom
Geralmente, as regras da maquilhagem "mandam-nos" delinear primeiro a boca e só depois colocar o batom. Mas fazer o contrário pode ser mais útil.
"Se delinearmos os lábios depois poupamos tempo porque conseguimos corrigir os erros do batom, o que é perfeito e mais fácil para quem não tem tanta precisão. Para além de que é muito mais simples do que corrigir com um disco de algodão ou um cotonete", salienta a profissional.
5. Usar o batom como blush
Para coordenar na perfeição a maquilhagem e usar apenas um produto para vários propósitos, pode utilizar o batom como blush. "Fazemos pontinhos no rosto e esbatemos com os nossos dedos ou com um pincel fofinho. Convém que o batom seja mate, mas numa formulação cremosa, para não se agarrar muito à pele", conclui Sofia Cunha.