Um champô sólido é simplesmente um champô em forma de barra mas com o benefício de ser mais amigo do ambiente (e da sua carteira). Muitas das embalagens de plástico que deitamos fora no nosso dia a dia são provenientes de produtos de higiene do qual fazem parte champôs, condicionadores e gel de banho. Tal como em muitas outras indústrias, a da beleza tem um impacto negativo no meio ambiente.

As novas barras sólidas do champô Ultra Suave de camomila são mais sustentáveis e económicas
As novas barras sólidas do champô Ultra Suave de camomila são mais sustentáveis e económicas
Ver artigo

Mas a consciencialização crescente por parte dos consumidores está a estimular a indústria para que novas medidas sejam tomadas com o intuito de diminuir esse impacto e reduzir o desperdício. Eliminar a embalagem dos champôs e favorecer a produção de uma barra é uma delas. Ao mesmo tempo, uma variedade de marcas no mercado está atualmente a optar por formas mais sustentáveis ​​e ecologicamente corretas de produzir e embalar os seus produtos.

Champoo
créditos: @catarinafilipasm

Desta forma, os champôs em barra são ideais para quem procura diminuir o uso de plástico e reduzir o impacto no meio ambiente, uma vez que muitos deles são vendidos em embalagens recicláveis - como é o caso do cartão ou da cortiça. Para além disso, consegue evitar o desperdício uma vez que as barras são mais duradouras ​​do que os champôs líquidos e uma barra deve durar o equivalente até dois a três frascos.

Uma vantagem extra tem a ver com o seu tamanho e formato. O facto de ser menor e sólido faz com que o seu transporte seja mais adequado para viagens e ajuda a economizar espaço dentro da mala.

A nível de qualidade, um bom champô sólido deve fazer o que um bom líquido faz, ou seja, deixar o cabelo limpo, macio e sem o secar. As barras de champô têm ganhado seguidores por conterem produtos naturais mais suaves e sem terem nas suas fórmulas os ingredientes químicos encontrados nos champôs líquidos. Ou seja, o champô em barra não só limpa o cabelo como também remove os resíduos químicos deixados pelos produtos de limpeza tradicionais. 

Shampoo
créditos: NAUA Natural Care

Algumas marcas chegam mesmo a desenvolver diferentes categorias de barras de champô, de acordo com os diferentes tipos de cabelo. Se precisa de algum tempo para se acostumar à ideia de esfregar uma barra na cabeça, então pode optar por cortá-la em pedaços mais pequenos para que a sua utilização se torne mais fácil e consiga aplicar o produto diretamente no couro cabeludo. 

Na verdade, é tudo uma questão de hábito e preferência pessoal. Mas se quiser ir em frente e experimentar fazer a mudança do champô líquido para o sólido, a MAGG mostra-lhe 10 marcas por onde pode começar. 

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.