O verão está quase a chegar e isso é mais que visível neste último fim de semana de maio. Com temperaturas dignas dos meses mais quentes, este sábado e domingo o destino é só um: praia. Mas com o sol bastante mais forte do que nas últimas semanas, e principalmente depois de um ano atípico, em que passámos tanto tempo em casa, há que ter muito cuidado com a pele e com a exposição da mesma ao raios UV — e não só.

Alerta, verão. Este fim de semana as temperaturas podem chegar aos 36 graus
Alerta, verão. Este fim de semana as temperaturas podem chegar aos 36 graus
Ver artigo

Já sabemos que o protetor solar é indispensável (e esqueça lá fatores de proteção inferiores a 30 nestas primeiras idas à praia ou à piscina) e que devemos evitar estar ao sol nas horas de maior calor. Porém, nunca é demais recordar, bem como outras dicas, partilhadas pela Bioderma no contexto da apresentação das suas novidades solares para 2021 à imprensa, para usufruir do sol em segurança.

Preparado para aproveitar este verão antecipado sem se colocar em perigo?

1. Cuidado com as crianças

É verdade que os mais novos são dos que mais deliram na praia, mas há que ter cuidados extra com as crianças. Não exponha diretamente ao sol bebés e crianças com menos de 3 anos, maximize as medidas de proteção com a utilização de um protetor solar com fator de proteção elevado (e os mineirais costumam ser ideais para as crianças mais pequenas), bem como com t-shirt, óculos de sol e chapéu.

2. Há horas bem mais perigosas

Ouvimos isto desde pequenos, mas gostamos sempre de contornar as regras. No entanto, a exposição solar entre as 12h e as 16h é de evitar nos dias mais quentes, bem como estar constantemente ao sol — tenha sempre uma sombra para ir intercalando.

3. Na primeira ida à praia, opte por períodos de exposição mais curtos

Sim, sabemos que estamos todos desesperados por um dia de praia perfeito, a terminar bem tarde e, de preferência, com imperais na esplanada para fechar em beleza. No entanto, a sua pele precisa de se habituar gradualmente ao sol para evitar as queimaduras solares. Neste regresso às praias, prefira estar no areal por períodos mais curtos.

4. Aposte nos fatores de proteção

Existem no mercado produtos com fatores de proteção 10, 15 ou 20. No entanto, prefira sempre um protetor com FPS igual ou superior a 30 e aplique a cada duas horas. Ah, e apesar de ser verdade que o protetor de corpo também protege o rosto, os indicados para a cara são eficazes não só na proteção solar, mas também contra o envelhecimento causado pela exposição ao sol.

Farta da base a escorrer pela cara com o calor? Temos a solução com as novidades da Bioderma
Farta da base a escorrer pela cara com o calor? Temos a solução com as novidades da Bioderma
Ver artigo

5. Cuidado com os dias nublados

Não é por não sentir a sua pele a queimar que o sol não o está a atingir. Mesmo com o tempo nublado, use protetor, dado que as nuvens deixam passar 90% dos raios UV (especialmente UVA).

6. Gosta de apanhar sol à beira mar? Reforce o protetor

Quem nunca passou largos períodos na praia bem junto da água? Pode ser um local mais fresco, mas há que tomar precauções extra e reforçar a aplicação de protetor solar. Isto porque a proximidade com a água faz com que os raios UV sejam refletidos, aumentando a sua incidência sobre a pele.

7. Depois de um mergulho, seque a pele com a toalha

Estamos mais do que habituados a sair do mar e ficar ao sol a deixar o corpo secar. Mas esta não é a melhor forma de o fazer. De cada vez que for à água, não se deixe secar ao sol: isto porque as gotas de água aumentam o impacto dos raios solares e, consequentemente, o risco de queimadura também.

8. Beba muita água

Água, água, água. Para além de se hidratar sempre que estiver na praia, prefira snacks leves e frescos como fruta. Melão e uvas são sempre boas opções.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.