Está de parabéns. Já iniciou o período balnear de 2018 e já foi algumas vezes à praia. Há zero escaldões, uma pele aparentemente saudável e morena. Problema? Está a começar a escamar. Os braços e os ombros estão a ficar às manchas. Será que podia ter feito alguma coisa para o evitar? E agora que o mal está feito, como agir?
“A pele descamativa no verão pode ocorrer como consequência de uma queimadura solar — o escaldão — ou então significar apenas pele seca”, diz a dermatologista Helena Toda Brito. “Embora a secura da pele esteja mais frequentemente associada aos meses de inverno, no verão existem determinados agressores que podem tornar a pele mais seca e descamativa.”
Os agressores: sol, duches, cloro e ar condicionado
O sol é um dos maiores agressores, porque torna a “pele mais seca e desmacativa”, sendo que, “em excesso, pode provocar queimaduras solares.” Por isso, o primeiro passo para manter a pele no sítio passa por, diariamente, “proteger a pele da exposição solar, utilizando um protetor de amplo espectro com fator de proteção superior a 30”, bem como roupa protetora e chapéu.
Os banhos de sol devem ser nos momentos certos, ou seja, nas horas menos perigosas, até ao meio dia ou depois das 17 horas.
Em segundo lugar, a dermatologista indica um cuidado diário de hidratação: “A hidratação da pele com cremes adequados é uma etapa fundamental para prevenir a descamação, permitindo não só fortalecer a barreira cutânea como reforçar o seu papel protetor, tornando a pele mais resistente aos agressores externos.”
Quando a pele começa a saltar, garanta que o seu creme tem “uma textura rica”, que contenha componentes como “ceramidas [um lípido], ácido hialurónica [substância natural que ajuda a guardar água no corpo] e óleos”, como de manteiga de carité, óleo de jojoba ou azeite, porque “ajudam a reter a humidade na pele."
A esfoliação também é importante, uma vez que auxilia na eliminação “descamação de forma suave.” Na sua lista de ingredientes devem vir a ureia e o lactato de amónio. Estando a pele em bom estado, faça por utilizar cremes suaves e que respeitem o seu pH.
O cloro e os ar condicionados também contribuem para a pele seca de verão. Portanto, se for à piscina, garanta que toma um banho logo de seguida, se for possível. Este deve ser curto e com água morna, pois as temperaturas elevadas retiram os óleos naturais da pele, o que também contribui para um estado mais seco. Caso trabalhe num escritório ou lugar com AC sempre ligado e a temperaturas baixas, mobilize os colegas para o utilizarem menos.
Por último, mas não menos importante, o creme hidratante: deve utilizar o ano todo e deve ser aplicado logo após sair do duche. De acordo com a média, este ”atua retendo a humidade na pele, pelo que deve ser aplicado idealmente dentro de cinco minutos após o duche.” Se tomar vários duches durante o dia, repita a aplicação.