Prémios para as melhores fotografias de casamento em 2020? Sim. Foram atribuídos mesmo num ano atípico que estragou o sonho a muitos casais e apesar das circunstâncias que se instalaram a partir de março, retratam a preto e branco, a cores de um altar no meio da natureza ou a pique (no caso da Melhor Fotografia Vista de Cima) que mesmo em tempo de guerra com um vírus, o amor prevaleceu. Estas são algumas das categorias reconhecidas na edição deste ano do concurso International Wedding Photographer of the Year Awards, que todos os anos dá destaque a cenários de casamento captados no momento certo.
A magia e amor dos casamentos está retratada, no sentido literal do termo, na fotografia editada a preto e branco de James Simmons, que arrecadou o primeiro prédio do concurso e da categoria Preto e Branco, bem como na de Antonio Crutchley, vencedor do segundo prémio.
O vencedor de prata, que é ainda fotógrafo de casamentos da Casa Branca, deixou para a eternidade o momento em que o casal Junia and Gamaliel liam o jornal no carro.
Algo inédito aconteceu no retrato vencedor da categoria Fotografia Vista de Cima, de Shari e Mike Vallely, do Canadá. "Enquanto fotografamos estamos sempre à procura de uma perspetiva diferente. Quando vi, a partir do andar de cima, que ia acontecer o 'shot ski', sabia que tinha de captar esta imagem. Era uma perspetiva única dos convidados a divertirem-se imenso. Perfeito", lembram os autores da fotografia.
Entre as categorias premiadas há ainda Captura Única, Retrato Individual, Retrato de Casal, Sessão de Noivado e até Localização Épica, cujo contraste entre as montanhas com neve e o verde que envolve um lago ímpar fazem-nos sonhar com este dia especial. Veja as fotografias vencedoras do primeiro prémio de cada categoria em 2020.