Custou, mas foi. Depois de muitos anos a picar o ponto na gala e a sair de mãos a abanar, Manuel Luís Goucha ganhou, finalmente, o prémio de Personalidade do Ano, na categoria de Entretenimento, na XXVIII gala dos Globos de Ouro, que está a decorrer no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, este domingo, 29 de setembro.

O apresentador da TVI, a estação concorrente daquela que organiza o certame, subiu a palco para deixar umas palavras, à margem da tão esperada vitória. "Que sensação incrível", começou por dizer Manuel Luís Goucha, de sorriso no rosto, agradecendo a quem "o nomeou pela terceira vez", à SIC e ao público que o acompanha.

A par disto, aproveitou para agradecer aos outros nomeados, que afirma respeitar muito – e ainda brincou com Cláudio Ramos, dizendo que é à terceira que este irá ganhar. Como se não bastasse, deixou umas palavras a Rui Oliveira Nunes, com quem está casado há 25 anos, bem como a todos os artistas – "a liberdade não floresce no meio da ignorância".

No fim, não descurou uma menção à mãe. "Mamã, ganhei um Globo", rematou o apresentador, de forma entusiástica. De lembrar que Maria de Lourdes Sousa morreu a 10 de agosto, aos 101 anos – algo que deixou Manuel Luís Goucha devastado, já que era bastante próximo da mesma.

Goucha convidado para substituir "Somos Portugal" 2 dias antes. "A Cristina ficou preocupada com as tardes"
Goucha convidado para substituir "Somos Portugal" 2 dias antes. "A Cristina ficou preocupada com as tardes"
Ver artigo

Manuel Luís Goucha estava a disputar o galardão juntamente com outro rosto da estação de Queluz de Baixo, Cláudio Ramos, que se estreou como nomeado na categoria. A estes juntaram-se outras duas figuras da SIC, João Baião e César Mourão, que já haviam sido nomeados em anos anteriores, bem como conseguido conquistar o prémio.

Este foi o terceiro ano consecutivo em que o apresentador da TVI esteve na corrida para ganhar o Globo de Ouro de Personalidade do Ano, na categoria de Entretenimento. Em 2022, Manuel Luís Goucha perdeu para um dos seus grandes amigos, Vasco Palmeirim, e no ano seguinte foi César Mourão que conseguiu o feito.

Manuel Luís Goucha é uma figura incontornável da televisão portuguesa, com uma carreira de mais de 30 anos. Estreou-se na RTP com programas de culinária, mas foi no "Você na TV!", na TVI, ao lado de Cristina Ferreira, que conquistou as massas. Além disso, apresentou programas de sucesso como "MasterChef Portugal" e "A Tua Cara Não Me é Estranha", bem como três reality shows. Atualmente, conduz o programa da tarde da estação de Queluz de Baixo, "Goucha".