Não sabemos se integra o grupo de pessoas que faz dois quilómetros por dia em scroll ou se, pelo contrário, só costuma espreitar pontualmente o Instagram para estar a par das novidades. De qualquer forma, por esta altura, já se deve ter questionado: "o que é que anda toda a gente a fazer em Milão?".

E a resposta é simples: os About You Awards 2022, a maior premiação de criadores digitais da Europa, acontece já esta quinta-feira, 26 de maio, em Itália. Trata-se de uma cerimónia que pretende homenagear criadores digitais que se destaquem entre seis categorias distintas — Estilo, Entretenimento, Empoderamento, Criação Digital, Live [direto] e Ídolo do Ano —, e que, através do seu trabalho, sejam capazes de refletir o espírito e essência "desta Era", frisa a organização.

"Qualquer parvinho” pode viralizar no TikTok? Este professor do Porto criou uma conta fictícia (e foi um sucesso)
"Qualquer parvinho” pode viralizar no TikTok? Este professor do Porto criou uma conta fictícia (e foi um sucesso)
Ver artigo

Entre a lista de convidados, que conta com mais de 15 mil personalidades de todos os cantos do mundo, destacam-se nomes como Chiara e Valentina Ferragni ou a dupla Khaby Lame e Younes Zarou. Sendo que será Nikkie de Jager, mais conhecida por Nikkie Tutorials, a anfitriã oficial da cerimónia.

Já o talento português está representado não só entre a lista de convidados como também entre a panóplia de nomeados. As irmãs Bruna e Bárbara Corby, Sara Vicario, Sandra Silva e Lara Carrasco são apenas algumas das influenciadoras digitais que rumaram a Itália para assistir à cerimónia e, claro, apoiar os cinco portugueses a concurso: Sofia Coelho (Estilo), Clara 'Não' Silva e Lucas 'With Strangers' Rodrigues (Empoderamento), Hugo Suíssas (Criação Digital) e Diogo da Silva, mais conhecido por Move Mind (Live).

No entanto, mesmo que, desta vez, não tenha sido convidado para pisar esta passadeira vermelha italiana, pode apoiar os nomeados portugueses — e nem tem de sair do sofá. Precisa apenas do seu telemóvel, tablet ou computador com ligação à internet. E pode fazê-lo aqui.

Ainda vai a tempo, mas, atenção: só tem até às 19h, horário de Portugal Continental, para votar (20h em Milão).

Já conhece todos os nomeados portugueses?

Sofia Coelho

Sofia Coelho
créditos: Instagram

É portuguesa, mas, a julgar pelo feed da conta de Instagram, que já soma mais de 730 mil seguidores, seria complicado adivinhar a nacionalidade de Sofia Coelho.

A influenciadora utiliza a rede social como uma espécie de diário de bordo, onde regista todos os cantos do mundo por onde passa: sendo que Nova Iorque, Barcelona, Paris ou Londres são apenas escassos exemplos.

Apesar da veia artística, que se destaca através das fotografias que publica, são os looks e visuais ousados (e imprevisíveis) que partilha nas redes sociais que fazem com que se destaque no universo da moda e, claro, receba diariamente centenas de questões como "de onde é a saia?" ou "onde é que compraste o top?"

É a única portuguesa nomeada para a categoria de Estilo nos About You Awards 2022, enfrentando assim nomes como Tycia, Yegor, Amaka Hamelijnck, Evelyn Kazantzoglou, Karla Zélic, Khaoula El Boumeshouli, Nic Kaufmann ou Rocío Osorno.

Apesar de conquistar os seguidores com looks inovadores no Instagram, é no Youtube que dá a conhecer a sua personalidade e assume uma vertente mais direcionada para vídeos de viagem e rotinas diárias. Inscreveu-se no Youtube em janeiro de 2014 e, atualmente, o número de seguidores já ronda a meta dos 15 mil.

Clara Silva (Clara Não)

Clara Não
créditos: @pedromkk

Autora da obra "Miga, esquece lá isso", que, segundo a própria, é um "livro de amor e indignação para os dias em que te sentes na m… em baixo", Clara Silva, mais conhecida por Clara Não, é uma artista portuense que concilia a ilustração com o ativismo.

A conta oficial de Clara Não no Instagram já soma mais de 150 mil seguidores e funciona como uma espécie de montra para o trabalho que produz. Maioritariamente sobre episódios e situações que já viveu, sobre temáticas estruturais ou até dilemas rotineiros: da interrupção voluntária da gravidez à existência de pelos. 

"Posso ser feminista e dona de casa", "no meu útero não mandas tu" ou "saudades de dançar com roço consentido" são apenas alguns exemplos da escrita que caracteriza esta jovem de Bonfim, no Porto — que, já agora, teve de nascer dois dias antes do suposto, porque no dia marcado para o nascimento o coro de que a freira-parteira fazia parte tinha uma atuação, revela a Porto Editora.

Licenciou-se em Design de Comunicação e, mais tarde, tornou-se mestre em Desenho e Técnicas de Impressão, mas foi um desgosto amoroso que a levou a preencher cinco cadernos com ilustrações. A partir daí? Nunca mais parou. Já viu o seu trabalho exposto em galerias como Senhora Presidenta, Circus Network, Ó! Galeria, Malapata, Apaixonarte e Área 55, tal como no jornal "Expresso", "Público" ou na "Vogue".

Agora, está a competir contra Julie Bourges, Emilie Daudin, Katrina Tsántali, Leeroy Matata, Maria Abrahamsen e o português Lucas Rodrigues, mais conhecido por Lucas With Strangers, na categoria Empoderamento, dos About You Awards 2022. 

Lucas Rodrigues (Lucas With Strangers)

Lucas With Strangers
créditos: Lucas With Strangers

"Como é que o posso fazer feliz?" é a frase que catapultou a conta de Lucas Rodrigues para as tendências do TikTok em Portugal. Em 2021, contou-nos que, com 20 anos, alcançou 1,5 milhões de seguidores em apenas quatro meses. E, agora, os dados falam por si: este jovem já soma mais de 1,7 milhões de seguidores no TikTok e 138 mil seguidores no Instagram.

Os vídeos de "Lucas With Strangers" primam pela generosidade e empatia, mas o motivo por detrás do conceito é tudo menos positivo. Depois de um assalto violento, Lucas Rodrigues contou que não conseguiu sair de casa durante meses. Com stress pós-traumático, deixou de conseguir confiar em terceiros e decidiu começar a interagir com estranhos para contornar a situação.

O jovem de Vila Nova de Gaia começou por registar, através do Instagram, todos os desconhecidos com que se cruzava. Mais tarde, começou a confrontar desconhecidos com perguntas para as quais também não tinha resposta — como "o que é que acontece depois da morte?" — mas pouco tardou até mudar o rumo do conteúdo que produzia.

O foco deixou de ser meramente interagir com estranhos, mas sim ajudá-los. Em conversa com amigos, surgiu a frase "como é que te posso fazer feliz?" e nasceu assim o cerne do trabalho atual do jovem. Os desejos variam entre simples abraços a flores ou viagens de avião e o jovem trabalha em prol de angariar dinheiros ou patrocínios para os satisfazer.

Esta noite, saberá se a generosidade em que os seus vídeos se baseiam é suficiente para vencer a categoria de Empoderamento, nos About You Awards, contra Julie Bourges, Emilie Daudin, Katrina Tsántali, Leeroy Matata, Maria Abrahamsen e Clara Silva (Clara Não).

Hugo Suíssas

Suíssas
créditos: Hugo Suíssas

Telas para quê, quando existe todo o mundo para explorar? Hugo Suíssas foge das perspectivas tradicionais e interpreta o que o rodeia com essência de artista.

Até hoje, já transformou um candeeiro em pasta de dentes; o museu Louvre, em Paris, num anel; e até conseguiu jogar xadrez com a Torre de Pisa, em Itália. Salvo seja, vá.

Não é mágico, mas faz magia no campo da manipulação da realidade e produção de imagens. Como? É 'simples': alia a fotografia à criatividade e cria cenários fictícios com objetos rotineiros (como uma escova de dentes, uma peça de xadrez ou um computador).

É um Diretor de Arte lisboeta, reconhecido "cá dentro e lá fora", que vive e trabalha numa agência de publicidade, na Alemanha, e que tem uma "extrema sede de criar coisas que nunca antes foram feitas", confessou, em entrevista ao Idealista.

Durante a pandemia, o artista de 32 anos esteve por detrás da "Vaccine Towers", uma campanha mundial de consciencialização sobre a vacinação contra o coronavírus. O projeto foi destacado mundialmente e mostrava a semelhança entre os topos de edifícios ou de monumentos como a Torre Eiffel e as seringas utilizadas para administrar as vacinas.

Hugo Suíssas está agora nomeado para os About You Awards, na categoria de Criação Digital. Também em concurso estão nomes como Blanca Fernandez, a dupla canadiana ERAVFX, Mat Forget, Gregory Masouras, Jan Hakon Erichsen, Jan Sladecko, o artista que se apresenta sob o nome Kiwie, Leo Mahalo ou Marco Zedda.

Diogo da Silva (Move Mind)

Move Mind
créditos: Instagram

Diogo da Silva, ou Move Mind, como é mais conhecido no universo digital, é, atualmente, um dos maiores streamers portugueses.

A pandemia trocou-lhe as voltas e, aos 28 anos, em pleno 2020, ficou desempregado. Passou de trabalhar numa loja de roupa para ocupar a sua agenda com livestreams na plataforma Twitch, sem prever que, dois anos depois, a sua conta de Instagram já tivesse arrecadado mais de 70 mil seguidores.

"Acho que tive sorte. Se calhar, se a pandemia não tivesse aparecido, era o Diogo que trabalhava na discoteca e na loja de roupa com um canal para 100 ou 200 pessoas. E não sei se iria passar daí, porque eu fazia uma stream por semana", explicou, em entrevista à RTP Arena.

De relatos de jogos a diretos com artistas como Fernando Daniel, Diogo da Silva conta com uma comunidade de mais de 160 mil internautas na plataforma Twitch e, atualmente, foca-se exclusivamente na produção de conteúdo digital.

Está nomeado para a categoria Live [direto, em português] dos About You Awards, contra criadores de conteúdo conhecidos pelos nomes Amar, CiccioGamer89, iCrimax, MarckozHD, Mayichi, Mitzuu, Nil Ojeda, Patrick Mordi e, ainda, SavyUltras90.